I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO DA HIDROXIAPATITA DE CALCIO COM A FOTOBIOMODULAÇAO NO TRATAMENTO DA CELULITE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: A hidroxiapatita de Cálcio (CaHA) é uma substância utilizada para corrigir rugas e sulcos moderados a graves, e perdas dos tecidos moles da face e mãos. Recentemente, a injeção subcutânea usando a CaHA diluída tem sido usada para melhorar a flacidez de pele e celulite. Nenhum estudo relatou a associação da CaHA e fotobiomodulação (FBM) no tratamento da celulite.

Objetivos

Objetivos: Apresentar um relato de caso com os efeitos da associação inédita da CaHA com a fotobiomodulação (FBM) no tratamento da celulite.

Descrição do Caso

Métodos: Paciente do sexo feminino, 23 anos, fototipo II, acometida por celulite moderada na região glútea com pontuação 10 de acordo com a Cellulite Severity Scale (CSS), associada à flacidez tissular. Após a anamnese, a região foi fotografada em diferentes ângulos, contração ou relaxamento da musculatura, para classificação da celulite.
O Tratamento consistiu em duas aplicações da CaHA (Radiesse®, Merz-biolab, BioForm Medical, Franksville, EUA) diluída, com intervalo de 45 dias, concomitante com FBM semanal. Para a primeira aplicação, a CaH foi diluída em lidocaína 2%, na proporção de 1:6, distribuídos por retroinjeção com agulha 26G, 0,1mL por ponto em toda a região acometida. Na segunda aplicação, a CaH foi diluída na proporção de 1:2,5 de lidocaína 2%, distribuídos por retroinjeção, com infiltração de 0,1 à 0,2mL por depressão. Ambas as aplicações foram seguidas de massagem vigorosa, com aplicação em seguida da FBM com Diodo Emissor de Luz de 623nm, com aplicação de 4 J/cm2, em uma área aproximada de 630 cm2 por glúteo, semanalmente.
A avaliação da resposta ao tratamento se deu pela análise das fotografias para cálculo da pontuação do CSS, juntamente com a satisfação da paciente, com uma escala de 1 à 5, onde 1 = muito insatisfeito, 2 = insatisfeito, 3 = indiferente, 4 = satisfeito, 5 = muito satisfeito.
Resultados: Foi observado uma melhora no quadro de celulite associada com flacidez, com redução da pontuação para 6 do CSS e escala de satisfação 4.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: A associação terapêutica proposta neste relato de caso se mostra promissora no tratamento da celulite e flacidez, com uma associação inédita, de forma minimamente invasiva. No entanto, são necessários mais estudos para a padronização desta técnica e comprovação de sua eficácia.

Palavras Chave

hidroaxiapatita de cálcio, fotobiomodulação, celulite, flacidez.

Área

Tema livre

Instituições

Instituto de Saúde Esportiva e Estética Clínica ISEEC - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Rodrigo Moisés Veríssimo, Tiago Oselame Fontanive