I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ANALISE QUANTITATIVA DAS PLAQUETAS PRESENTES NO PLASMA SANGUINEO APOS O PROCESSO DE LIOFILIZAÇAO

Fundamentação/Introdução

O plasma rico em plaquetas (PRP) consiste em um concentrado autólogo de plaquetas em um pequeno volume de plasma obtido através da centrifugação do sangue. O PRP é de grande utilidade para várias áreas da saúde, de acordo com Lima e Sousa (2014) se as plaquetas forem armazenadas à temperatura ambiente, estarão em condições satisfatórias para uso por sete dias (com agitação leve e constante). Observa-se o tempo limitado para sua utilização.
A liofilização é um processo de estabilização, no qual uma substância é previamente congelada e então a quantidade de solvente (geralmente água) é reduzida.

Objetivos

Diante dos inúmeros benefícios que o plasma rico em plaquetas possui, buscamos otimizar o tempo de duração do plasma sanguíneo sem que ele perdesse seus componentes, principalmente seu concentrado plaquetário.

Delineamento e Métodos

O procedimento foi realizado com a amostra sanguínea das próprias pesquisadoras.
Foram coletados tubos de sangue com o anticoagulante e imediatamente centrifugados. Após, foi aspirado somente o plasma e colocado 4 ml em um tubo tipo Falcon. Em seguida, foi realizada a contagem de plaquetas. Após a contagem e a identificação da quantidade de plaquetas de cada tubo, o plasma foi congelado a -5°C. Congeladas as amostras, foram encaminhadas para o processo de liofilização. Ao término do processo de liofilização, que durou 41 horas, o plasma foi mantido no congelador até o momento da sua reidratação.
Utilizamos água pura para a reidratação do plasma , colocamos a mesma quantidade para a mesma quantidade de plasma. Aguardamos 5 minutos e depois foi homogeneizado, logo em seguida foi feita a contagem das plaquetas.

Resultados

Após a coleta de dados, fizemos uma comparação que obtivemos da contagem de plaquetas de cada tubo antes e depois da liofilização. Observamos uma média aritmética de 51% de perda das plaquetas e um desvio padrão 9,9%. Das dez amostras observadas, sete apresentaram um mesmo padrão com a diminuição da metade do concentrado de plaquetas.

Conclusões/Considerações Finais

Diante dos resultados da nossa pesquisa a probabilidade de perda do produto é mínima se comparada às inúmeras vantagens que ele apresenta como: elevada estabilidade alcançada, prazo de conservação aumentada, facilidade para ser transportado, leveza adquirida pela remoção da água. Porém, segundo Silva (2014), como todo processo, a liofilização também tem suas desvantagens, o equipamento que possibilita a operação é caro, o que torna alto o custo inicial do processo. É um processo lento e dispendioso.

Referências

Palavras-chave

liofilização, plasma, prp,

Área

Tema livre

Autores

PATRICIA CARVALHO DA SILVA FONTES, ADRIANA INACIO DA CRUZ