I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

CANCER DE LARINGE: UMA REVISAO

Fundamentação/Introdução

A laringe localiza-se na região do pescoço e apresenta funcionalidade respiratória e fonatória, sendo dividida em supraglote, glote e subglote.

Objetivos

Avaliar a incidência dos casos de câncer de laringe (CL) no Brasil, fazendo um comparativo entre as características demográficas, anatômicas e histológicas.

Delineamento e Métodos

Foram analisados dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), sobre a incidência de CL em todo o território Brasileiro, verificando as variáveis de interesse e as tendências de acordo com o gênero e faixa etária.

Resultados

Atualmente, o CL representa a incidência de 25% de todos os casos de câncer de cabeça e pescoço (CCP) e cerca de 2% da totalidade de doenças malignas. O INCA estima que no biênio 2018/2019 serão diagnosticados cerca de 7.660 novos casos de CL no Brasil, sendo cerca de 6,17 casos a cada 100 mil homens e 1,20 para mulheres. Em cerca de 90% dos pacientes, a variação histológica mais frequente é o carcinoma de células escamosas, sendo que 60% dos casos acomete a região da glote, onde localizam-se as cordas vocais. Indica-se uma correlação de tumores na laringe com atividade laboral na agricultura e trabalho em indústria que incluem exposição a compostos tóxicos, como amianto, couro e outros. O consumo de álcool e tabaco aumenta cerca de 10 vezes a incidência deste tipo de câncer. Destaca-se também, que este tipo de câncer é mais comum em homens acima dos quarenta anos e os sintomas mais frequentes são a dor localizada, má deglutição e ronquidão.

Conclusões/Considerações Finais

Os tumores de laringe apresentam um número expressivo de casos no Brasil entre os CCP, principalmente nos indivíduos do gênero masculino, que representam uma grande parte da classe trabalhadora do país. Felizmente, as taxas de novos casos de CL têm diminuindo cerca de 2-3% a cada ano, resultado oriundo da grande quantidade de indivíduos que abandonam a dependência de tabaco e nicotina, além da intensificação de políticas públicas relacionadas, desta forma indica-se que a elaboração de estratégias de saúde pública focadas nos principais agentes causais desse tumor possibilitará diminuição da incidência e melhora na qualidade de vida dos pacientes com a doença.

Referências

BRASIL. Câncer de Laringe. Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-laringe. Acesso em: 06 de março de 2019.
ESTATÍSTICA para Câncer de Laringe e Orofaringe. São Paulo: Sn, 2018. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estatistica-para-cancer-de-laringe-e-orofaringe/7534/212/>. Acesso em: 28 fev. 2019.
TEIXEIRA, Maria T. B. et al. A carga de tumores raros no município de São Paulo, Brasil. In: Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/epi/trabalhos/a-carga-de-tumores-raros-no-municipio-de-sao-paulo-brasil?lang=pt-br> Acesso em: 28 fev. 2019.

Palavras-chave

Tumores. Laringe. Incidência.

Área

Tema livre

Autores

Sabine De Rocco Donassolo, Filomena Marafon, Beatriz da Silva Rosa Bonadiman , Greicy Cristine Kosvoski , Margarete Dulce Bagatini