Dados do Trabalho
Título
ANALISE CORRELATIVA DOS NÍVEIS SOROLÓGICOS DE IMUNOGLOBULINA-E E CITOGRAMA NASAL EM GUARAPUAVA-PR
Fundamentação/Introdução
A alergia pode ser definida como uma reação de hipersensibilidade causada por mecanismos imunológicos, mediada por anticorpos ou células. A maior parte das alergias por antígenos ambientais, alimentos e medicações são causadas por processos inflamatórios envolvendo a Imunoglobulina-E (IgE), dentre esses vários tipos de alergias, encontra-se a alergia nasal, mais conhecida como rinite alérgica.
Objetivos
O objetivo do presente trabalho é estabelecer uma análise correlativa, a partir de análise de prontuário, dos exames laboratoriais utilizados no diagnóstico de rinite alérgica: Citograma Nasal e o nível sérico de Imunoglobulina E.
Delineamento e Métodos
Este estudo é do tipo observacional transversal retrospectivo. A análise dos dados foi realizada com resultados laboratoriais de pacientes que haviam realizado o exame de nível sérico de Imunoglobulina-E juntamente com o Citograma Nasal. Todos os pacientes tinham, como prerrogativa, suspeita médica para rinite alérgica. Foram aplicadas análises de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo
Resultados
A contagem de eosinófilos no esfregaço nasal teve uma especificidade de 95% e um valor preditivo positivo 89%, valor preditivo negativo 81%.
Conclusões/Considerações Finais
Concluiu-se que o esfregaço nasal é altamente específico para o diagnóstico de rinite alérgica.
Palavras-chave
Processos alérgico. Eosinofilia. Secreção nasal. IgE. Correlação.
Área
Tema livre
Instituições
Centro Universitário Campo Real - Paraná - Brasil
Autores
Gabrielle Postingher, João Frederico Musial, Daniela dos Santos, Simara Aparecida Góes