I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

SENSIBILIDADE A ALERGENOS ESPECIFICOS EM CRIANÇAS E O CONVIVIO COM ANIMAIS DOMESTICOS

Fundamentação/Introdução

O sistema imunológico/ sistema imune, compreende uma grande variedade de células, tecidos e moléculas, envolvidos em todos os mecanismos de defesa do corpo.A imunidade adaptativa, por exemplo, onde as células de defesa reconhecem um vasto conjunto de moléculas, desenvolvendo uma resposta imunológica específica, pode ser mediada por anticorpos produzidos por linfócitos B, estes são imunoglobulinas capazes de eliminar patógenos e toxinas. Essa resposta imunológica normalmente é protetora, porém pode causar lesões teciduais, que estão agrupadas como hipersensibilidade. A alergia, por exemplo, é causada pela hipersensibilidade imediata, onde ocorre uma interação do antígeno com o anticorpo IgE ligado aos mastócitos, quando já sensibilizados a exposição do alérgeno, leva a uma ligação cruzada com os IgE, liberando mediadores inflamatórios, que leva aos sintomas específicos da “alergia”. O Skin Prick Test, é um teste in vivo feito através do uso de extratos específicos em um local de punctura, levando a hipersensibilidade imediata, auxiliando, assim no diagnóstico da sensibilidade a alérgenos.

Objetivos

Relatar a positividade do teste alérgeno cutâneo (Skin Prick Test) em crianças que convivem ou não com animais domésticos em casa.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional, descritivo com 40 crianças, com idade compreendida entre quatro e 12 anos, atendidas na Estratégia da Saúde da Família e em uma clínica privada, de junho a novembro de 2017. Os dados foram coletados por meio de protocolos compostos por consulta clínica, teste alérgeno cutâneo e questionário aplicado aos pais/responsáveis. A partir da avaliação clínica foram divididas em dois grupos, Grupo A, constituído por crianças que convivem com animais de estimação em casa, e Grupo B - por crianças que não convivem com animais domésticos no domicílio. Aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Cruz Alta nº 2.037.149

Resultados

A resposta a alérgenos específicos, foi positivo para 50% (n=20) da população total ao alérgeno do cão, destas 45% (n=9) conviviam com animais domésticos. Já para o alérgeno do gato 30% (n=12) positivaram, destas 58,3% (n=7) não faziam convívio com animais domésticos.

Conclusões/Considerações Finais

As positividades do teste não se mostraram significativas no decorrer do estudo, porém os resultados fazem concordância com a literatura, já que a exposição a animais domésticos contraditório, devido aos viés que podem apresentar. Por isso a continuidade dos estudos é ainda necessária.

Referências

Palavras-chave

Área

Tema livre

Instituições

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Bruna Rabaioli de Oliveira, MADALENA ROTTA, Janice de Fátima Pavan Zanella, Amanda Magnanti