I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DA AGUA DO RIO DA ILHA ATRAVES DO MODELO ALTERNATIVO CAENORHABDITIS ELEGANS

Fundamentação/Introdução

A avaliação da qualidade da água de rios é essencial para estabelecer políticas de manejo. A utilização de organismos testes é uma ferramenta muito importante, sendo descrito o nematoide Caenorhabditis elegans como um organismo bioindicador de risco toxicológico em ambientes aquáticos e solo.

Objetivos

Utilizar o modelo alternativo de toxicidade C. elegans para avaliar a qualidade da água do Rio da Ilha e comparar os resultados com os parâmetros físico-químicos aferidos das amostras.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo experimental. A coleta das águas ocorreu em novembro de 2018, em três pontos: nascente, ponto intermediário e foz do Rio da Ilha, localizado em Taquara/RS. Foram avaliados os parâmetros físico-químicos: pH, temperatura, níveis de fósforo, nitrato, nitrito, fosfato, nitrogênio amoniacal, demanda bioquímica de oxigênio, além da concentração de cafeína nas amostras coletadas. Foi utilizada a cepa tipo selvagem N2 de C. elegans. Através de sincronização, obteve-se os nematoides em estádio larval L1. 1000 nematoides foram expostos a 2mL das amostras coletadas, juntamente com 10uL de Escherichia coli, por 24h. O grupo controle foi mantido em solução basal para desenvolvimento normal dos nematoides. Para a avaliar o desenvolvimento, foram tiradas fotos de 20 nematoides por tratamento, e a área da superfície corporal foi medida através do software ImageJ. Os testes estatísticos foram realizados por análise de variância e teste de correlação Pearson, utilizando o software Graphpad.

Resultados

De acordo com os resultados físico-químicos, foi possível observar que somente os níveis de fósforo apresentaram valores acima do preconizado pelo CONAMA (0,1 mg/L), com valores de 1,1 mg/L para a nascente, 0,8 mg/L para ponto intermediário e 1,1 mg/L para a foz. Com relação ao C.elegans, os dados demonstraram que os nematoides expostos às águas apresentaram diferença significativa no desenvolvimento quando comparados com o grupo controle (p<0,001). Foi observada uma correlação negativa entre os níveis de fósforo e o desenvolvimento do C. elegans (r= -0,335, p<0,001).

Conclusões/Considerações Finais

Foi possível verificar que houve um efeito sobre o desenvolvimento no modelo C. elegans. Dessa maneira, pode-se considerar que é um modelo de bioensaio sensível e adequado para a avaliação da toxicidade, podendo ser implementado no monitoramento da qualidade da água.

Referências

Palavras-chave

Caenorhabditis elegans. Modelo alternativo. Qualidade da água.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Laura Cé da Silva, Cassiana Bigolin, Talitha Stella Sant'Anna Oliveira, Ana Luiza Ziulkoski, Marina Moreira, Andresa Heemann Betti, Mariele Feiffer Charão