I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA PREVALENCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM BOVINOS DA MESORREGIAO SERRANA DE SANTA CATARINA

Fundamentação/Introdução

Atualmente o Brasil é classificado como o país com o maior rebanho bovino comercial do mundo, com mais de 222 milhões de cabeças, tendo a bovinocultura como carro-chefe da pecuária nacional é um dos maiores produtores e exportadores de carne no mundo. Entretanto, muitas perdas econômicas que podem inviabilizar a criação ainda ocorrem, sendo as infecções gastrointestinais provocadas por helmintos uma das mais importantes causas por todo o mundo. Diante desta situação, o diagnóstico parasitológico permite o reconhecimento das características epidemiológicas de parasitoses da região, sendo uma importante ferramenta para definir estratégias de controle para as parasitoses e o correto tratamento dos animais.

Objetivos

Verificar a incidência de parasitos gastrointestinais em bovinos da mesorregião serrana de Santa Catarina, através do exame parasitológico das fezes destes animais.

Delineamento e Métodos

Foram coletadas cerca de seis gramas de fezes de cada animal para a análise através do método de sedimentação espontânea em água desenvolvido por Hoffman, Pons e Janer, e método de concentração Ritchie, que se baseia na centrifugo-sedimentação em sistema formol-éter.

Resultados

Foram analisadas 310 amostras de fezes e o exame parasitológico destas indicou que 96,78% (300/310) dos animais encontravam-se parasitados, sendo que os parasitos identificados com maior relevância foram Eimeria spp. com prevalência de 80% (240/300), Fasciola hepatica com 70% (210/300) e Trichostrongylus spp. com 33,66% (95/300).

Conclusões/Considerações Finais

Através desta pesquisa demostrou que os bovinos analisados da mesorregião serrana de Santa Catarina apresentaram elevada prevalência principalmente de Eimeria sp. e Fasciola hepatica, um dos parasitos que mais trazem grandes prejuízos aos produtores.

Referências

Palavras-chave

epidemiologia, fasciola hepatica, helmintos, hoffman, ritchie

Área

Tema livre

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Isabella de Oliveira Magalhaes, Maria Eduarda Eccel de Deus, Amanda Souto Conceição, Rosana Cé Bella Cruz