I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

DERMATOFITOSE POR TRICHOPHYTON TONSURANS EM LOCAL INCOMUM: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

O Trichophyton tonsurans é um fungo dermatófito antropofílico de alta transmissibilidade que invade tecidos queratinizados provocando uma moderada resposta inflamatória com maior tempo de evolução. É o agente de Tinea capitis considerada rara, principalmente em adultos.

Objetivos

Relatar um caso Dermatofitose por Trichophyton tonsurans em local incomum, em um paciente adulto.

Descrição do Caso

Paciente de 20 anos, sexo feminino, solteira, do lar, natural do estado do Maranhão, residente em Itajaí; apresentou uma lesão pruriginosa na região temporal direita da face há três meses. Refere-se também a tratamento há um ano para Hanseníase na forma multibacilar com poliquimioterapia durante doze meses, sendo necessário o uso de prednisona e talidomida para controle de surtos reacionais. O exame micológico direto, as escamas do material foram clarificadas com hidróxido de potássio 40% (KOH), e observadas à presença de hifas hialinas septadas fragmentadas. A cultura foi semeada em meio ágar Sabouraud dextrose a 2% (Difco Laboratories Ltda.) e incubado à temperatura 25 - 30°C, por três semanas. O fungo cresceu produzindo uma colônia plana, com um centro elevado, de crescimento lento, amarelada-pálida por cima e avermelhada por baixo, identificado como Trichophyton tonsurans. O tratamento consistiu no uso oral do Itraconazol 100mg/dia, por quinze dias. Discussão: O Trichophyton tonsurans é um importante patógeno emergente da Tinea capitis, é um fungo da família Arthrodermataceae que causa dermatofitose no couro cabeludo. A frequência de dermatofitoses pode se estabelecer por muitos fatores, como alterações climáticas, padrões migratórios humanos e algumas terapias ainda que não possam justificar adequadamente o aumento atual de algumas espécies. Em raras ocasiões, os dermatófitos invadem as camadas mais profundas, não queratinizadas, da pele ou até mesmo a hipoderme, onde despertam uma resposta aguda. Admite-se que a invasão se faça a partir de folículos infectados, por ruptura da parede folicular. Quanto ao tratamento, alguns autores consideram o itraconazol como a droga de primeira escolha, podendo ser associada aos antifúngicos tópicos com boa resposta terapêutica.

Conclusões/Considerações Finais

A suspeita diagnóstica inicial da dermatofitose foi determinante para a realização e confirmação diagnóstica através do exame micológico, raridade em local incomum da tinea, sucesso terapêutico com associação dos antifúngicos sistêmicos e tópicos.

Palavras Chave

Dermatofitose; Trichophyton tonsurans; Micose cutânea.

Área

Tema livre

Autores

JOANNA AMANDA SANTOS ALEXANDRINO, ROSANA CE BELLA CRUZ, CATARINA CÉ BELLA CRUZ, ANDRÉ LUIZ ROSSETTO