I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA ASSOCIAÇAO ENTRE O LASER DE BAIXA POTENCIA E O ACIDO HIALURONICO LIGADO A NANOPARTICULAS DE OURO EM MODELO DE LESAO EPITELIAL

Fundamentação/Introdução

As feridas abertas são caracterizadas por lesões geradas a partir da ruptura da integridade do tecido cutâneo. O laser de baixa potência (LBP) se destaca como um dos recursos mais eficientes no tratamento de lesões epiteliais, assim como o ácido hialurônico (AH) que vem se destacando como uma nova tecnologia para tratamentos dérmico. As nanopartículas de ouro (GNPs) ganham destaque devido a sua biocompabilidade, facilidade de síntese e capacidade de aumentar o potencial terapêutico das drogas, além de propriedade antioxidante e anti-inflamatória.

Objetivos

Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da associação entre LBP e o AH ligado ao GNP sobre a área (cm²) da ferida e quantificar a contração do tecido epitelial. Avaliar os possíveis efeitos da associação entre o LBP e o AH ligado a GNPs sob efeitos inflamatórios e produção de colágeno através da análise histológica, assim como sobre os níveis proteicos (ELISA) do fator de crescimento fibroblástico (FGF) e da citocina anti-inflamatória IL-4 em um modelo de lesão epitelial.

Delineamento e Métodos

Foram utilizados 50 ratos Wistar distribuídos randomicamente em 5 grupos: Grupo Lesão (GL); (GL+LBP); (GL+LBP+AH); (GL+LBP+GNPs); (GL+LBP+AH-GNPs). Os animais foram induzidos a uma lesão epitelial. O tratamento iniciou 24 horas após a lesão e foi realizado diariamente até o 7º dia. Os animais foram eutanasiados 12 horas após a última aplicação do laser e do AH e/ou GNP. Para a análise da redução do tamanho da ferida foram realizadas imagens digitais e analisadas pelo software IMAGEJ. Para a avaliação do infiltrado inflamatório e produção de colágeno foi feito análise histológica, além disso, foi avaliado citocinas inflamatórias como IL-4 e FGF.

Resultados

As feridas irradiadas com LBP associado à o AH e ainda LBP associado ao AH-GNPs, obtiveram maior redução relação a área da ferida; Nas análises histológicas o grupo GL+LBP+AH-GNPs tiveram a média de número de infiltrados inflamatórios menor comparado aos outros grupos, assim como a área de % de colágeno. Já o conteúdo da IL-4 mostrou aumento significativo nos grupos tratados com LBP; LBP+GNPs; LBP+AH e LBP +AH-GNPs. E os níveis de FGF apresentaram aumento significativo no grupo LBP+AH-GNPs.

Conclusões/Considerações Finais

Diante desses achados podemos concluir que a terapia com LBP, GNPs-AH demostraram efeitos significativos no tratamento de feridas, porém mais estudos devem ser realizados a fim de avaliar questões tóxicas.

Palavras-chave

Feridas, Inflamação, Estresse oxidativo, Laser de baixa potência, Ácido Hialurônico, Nanopartículas de ouro.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade do Extremo Sul Catarinense - Santa Catarina - Brasil

Autores

Carolini Mendes, Gustavo de bem Silveira, Rubya Pereira Zaccaron, Maria Eduarda Anastácio Borges Corrêa, Laura de Roch Casagrande, Daniela dos Santos Haupenthal, Paulo Cesar Lock Silveira