Dados do Trabalho
Título
TRIAGEM DA SUSCEPTIBILIDADE A ANTIFUNGICOS DE LEVEDURAS DO GENERO CANDIDA.
Fundamentação/Introdução
Introdução: A Candida spp. tem sido o mais frequente agente patológico, causador de mais de 90% de todas as infecções fúngicas. Características inerentes ao paciente, o uso indiscriminado de antifúngicos e o conjunto de determinados fatores de virulência, como a formação de biofilmes, conferem maior patogenicidade e resistência a essas leveduras.
Objetivos
Objetivos: Analisar as principais espécies do gênero Candida encontradas nas amostras coletadas, verificar os sítios anatômicos onde ocorreram as infecções, e analisar o perfil de resistência das espécies do gênero Candida frente a antifúngicos utilizados na clínica.
Delineamento e Métodos
Métodos: Este trabalho é um estudo quantitativo experimental. Foram coletadas e identificadas 100 amostras de Candida spp. por técnica de espectometria de massa MALDI-TOF de um laboratório clínico, no período de outubro a dezembro de 2018. O teste de suscetibilidade aos antifúngicos foi realizado pela metodologia proposta pela CLSI, utilizando os antifúngicos fluconazol, cetoconazol, itraconazol, nistatina e anfotericina B contra cepas de Candida spp.
Resultados
Resultados: 61% das amostras recebidas são de C.albicans, 15% de C. parapsilosis, 7% de C. tropicalis e 7% de C. glabrata. Dos sítios anatômicos, 40% são provenientes de conteúdo vaginal, 21% de unha e 9% de secreção traqueal. Nota-se considerável inatividade do itraconazol (71%) e do fluconazol (60%), principalmente contra C. albicans, C. tropicalis e C. glabrata, demonstrando grande resistência aos principais antifúngicos utilizados na clínica.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusão: Os resultados demonstraram que C. albicans foi a espécie mais prevalente. O sítio anatômico mais afetado é a vagina. A C. albicans, C. tropicalis e C. glabrata, foram as espécies menos susceptíveis aos antifúngicos utilizados.
Área
Tema livre
Autores
Milena Seide, Pâmela Pacassa Borges, Tatiani Karini Rensi Botelho, Alexandre Bella Cruz