Dados do Trabalho
Título
ANALISE BACTERIOLOGICA DE JALECOS E INSTRUMENTOS DE ACADEMICOS DA AREA DA SAUDE DE UMA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE
Fundamentação/Introdução
Infecções cruzadas são causa de elevação na morbimortalidade, bem como participam do desenvolvimento de bactérias com provável resistência à antibioticoterapia. A maior parte da disseminação dessas infecções cruzadas ocorre por meio da assistência a saúde, em que profissionais contaminam seus jalecos com os pacientes e disseminam os patógenos entre os usuários, profissionais, setores e quando utilizados no exterior do ambiente de saúde, para a comunidade em geral.
Objetivos
Este trabalho tem como objetivo investigar a presença bacteriana nos jalecos dos acadêmicos dos cursos da saúde que atuem no Centro de Ciências da Saúde de uma universidade do planalto catarinense.
Delineamento e Métodos
Constitui-se um estudo transversal, contendo amostras coletadas de jalecos utilizados pelos acadêmicos. Para a coleta das amostras foi utilizado um swab embebido em solução salina a 0,9% estéril, inoculado o material coletado em um tubo contendo caldo Brain Heart Infusion e incubado 37ºC por 24h. Após, foram semeadas qualitativamente em placa de Petri contendo Ágar MacConkey e Ágar Sangue, sendo novamente incubados em estufa 37ºC por 24h. Após o crescimento, as amostras foram submetidas a testes bioquímicos para identificação.
Resultados
Até o momento, foram coletadas 14 amostras. Destas, 85,7% apresentaram crescimento satisfatório nos meios de cultura em que foram submetidas à identificação bioquímica presuntiva. Os resultados obtidos foram que em 16,66% das amostras, a identificação revelou gram negativas e os outros 84,44% foram determinadas gram positivas. A identificação bioquímica das bactérias gram positivas revelou que Staphylococcus coagulase negativa predomina em 70% das amostras. Os outros 30% estão divididos entre S. aureus (10%), S. viridans (10%) e S. pyogenes (10%). Em relação às gram negativas, 50% mostrou a presença de Pseudomonas aeruginosa e 50% o gênero Klebsiella.
Conclusões/Considerações Finais
O estudo da ocorrência de bactérias em jalecos desperta a atenção em praticamente todos os órgãos de saúde, principalmente as comissões de combate à infecção hospitalar. As medidas de contenção e disseminação de microrganismos, aliados a estudos de levantamento de dados bibliográficos e locais, permitem a tomada de decisão mais adequada, possibilitando o manejo correto para com os jalecos. A identificação dos organismos e onde se localizam permitirá ao trabalhador o melhor entendimento sobre os microrganismos mais recorrentes e a melhor maneira de evitar a disseminação dos mesmos.
Referências
ANVISA, A. N. DE V. S. Módulo 6: Detecção e Identificação de Bactérias de
Importância Médica. In: Microbiologia clínica para o controle de infecção
relacionada à assistência à saúde. [s.l: s.n.]. p. 150. 2014.
MATTA, R. et al. Epidemiology and microbiological profile comparison between
community and hospital acquired infections : A multicenter retrospective study in
Lebanon. Journal of Infection and Public Health, v. 11, n. 3, p. 405–411, 2018.
SILVA, G. A. P. DA; SANTOS, J. L. DOS; OLIVEIRA, S. R. DE. Perfil de
sensibilidad y resistencia de las bacterias aisladas en batas blancas de estudiantes.
Revista Interdisciplinar, v. 10, n. 1, p. 156–164, 2017.
Palavras-chave
Microbiologia, infecção cruzada, jalecos, profissionais da saúde.
Área
Tema livre
Instituições
Universidade do Planalto Catarinense - Santa Catarina - Brasil
Autores
Mateus Moratelli Pereira, Júlio Thadeu Iomes, Alexandre Lemos Souza, Cristina Keiko Yamaguchi