Dados do Trabalho
Título
EXTRATO HIDROALCOOLICO DE AÇAI (EUTERPE OLERACEA MART.) POSSUI EFEITO ANTI-NEUROINFLAMATORIO IN VITRO ATRAVES DA MODULAÇAO DO CICLO CELULAR
Fundamentação/Introdução
Existem doenças neuropsiquiátricas que apresentam fisiopatologia muito complexa e etiologia desconhecida. Estudos recentes têm postulado que o transtorno bipolar, por exemplo, possui associação com a disfunção mitocondrial e com a ativação inflamatória crônica. Logo, muitos são os esforços destinados ao melhor entendimento de tais doenças para a identificação potenciais alvos terapêuticos e desenvolvimento de novas alternativas de tratamento, especialmente voltados ao uso de produtos naturais funcionais, incluindo como exemplo o açaí (Euterpe oleracea Mart.). O açaí é um fruto nativo da região amazônica, altamente consumido pela população local e que possui comprovados efeitos antioxidante e neuroprotetor.
Objetivos
O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial anti-neuroinflamatório do extrato hidroalcoólico de açaí e sua ação na modulação do ciclo celular.
Delineamento e Métodos
Este foi um estudo experimental onde inicialmente foi produzido um extrato hidroalcoólico de açaí. Tal extrato foi caracterizado via cromatografia líquida de alta eficiência. Em seguida, células da linhagem BV-2 foram ativadas com lipopolissacarídeo (LPS) e expostas a uma curva concentração-efeito do extrato durante 72h seguido de avaliações quanto a proliferação celular, determinação da taxa total de espécies reativas de oxigênio, produção de óxido nítrico e modulação do ciclo celular.
Resultados
A matriz química do extrato incluiu a presença de dez diferentes moléculas bioativas, incluindo apigenina, luteolina e ácido p-cumárico. As micróglias expostas ao LPS apresentaram aumento da proliferação celular e estresse oxidativo. Por outro lado, as células expostas ao extrato apresentam níveis de proliferação e dos parâmetros do metabolismo oxidativo similares ao controle negativo, especialmente na concentração de 1 ug/mL. Além disso, enquanto micróglias ativadas apresentaram aumento das fases S e G2/M do ciclo celular, os padrões de divisão de células tratadas com o extrato foram similares às células não tratadas.
Conclusões/Considerações Finais
A partir dos resultados obtidos, sugere-se que o extrato de açaí apresenta potencial anti-neuroinflamatório in vitro e que este efeito pode estar ligado a matriz química do fruto de modo a modular o ciclo celular.
Palavras-chave
Neuroinflamação, Produtos Naturais, Doenças Neuropsiquiátricas.
Área
Tema livre
Autores
BIANCA FAGAN BIANCA BISSACOTTI, Lauren Pappis, Vitor Rissi, Fabielly Grotto, Alfredo Antoniazzi, Michele Rorato Sagrillo, Alencar Kolinski Machado