I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇAO E CARACTERIZAÇAO DE BACTERIAS LATICAS DE TRUTA ARCO-IRIS (ONCORHYNCHUS MYKISS) PARA FINS PROBIOTICOS

Fundamentação/Introdução

Os probióticos são organismos que contribuem para saúde do hospedeiro, auxiliando no combate de patógenos e melhorando os aspectos nutricionais. A truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) é um membro da família de salmonídeos, que são os peixes mais estudados em relação com a sua microbiota. O tipo de micro-organismo de interesse nesta pesquisa, as bactérias láticas, se encontram frequentemente no filo Firmicutes (ROMERO et al., 2014). Se caracterizam como gram-positivas, não móveis, não produtoras das enzimas catalase, anaeróbias, e que produzem grandes quantidades de ácido lático a partir da fermentação de açucares (POFFO; DA SILVA, 2011).

Objetivos

Esse trabalho teve como objetivo isolar, identificar e caracterizar as bactérias láticas provenientes da microbiota intestinal da truta arco-íris (O. mykiss).

Delineamento e Métodos

Primeiro as amostras intestinais de O. mykiss foram coletadas e preparadas, e em seguida, o enriquecimento da microbiota intestinal foi feito. Após isso, repicou-se as bactérias presentes nos enriquecimentos até a obtenção de colônias isoladas. Para a avaliação da segurança dos micro-organismos obtidos utilizou-se o teste para atividade hemolítica. Já a a resistência a antibióticos foi avaliada através de antibiogramas. A produção de descarboxilases de aminoácidos foi avaliada em meio Moeller. Em seguida, testou-se a ação antimicrobiana dos organismos obtidos frente a Escherichia coli e Bacillus megaterium. Por fim, os micro-organismos selecionados foram identificados através de critérios morfológicos, bioquímicos, e diferentes condições de crescimento.

Resultados

Das 20 culturas isoladas, apenas 8 foram utilizadas, visto que as outras se tratavam de leveduras. Na avaliação de segurança, o teste para atividade hemolítica se mostrou negativo, assim como para a ação antimicrobiana dos organismos obtidos frente a E. coli e B. megaterium. Já o teste de resistência a antibióticos resultou em resistência a ácido nalidíxico e penicilina. A produção de descarboxilases gerou um resultado positivo para a maioria das cepas. Por fim, os micro-organismos selecionados apresentaram forma de cocos e Gram-positivo, sendo identificados como do gênero Lactococcus após o fim dos demais testes.

Conclusões/Considerações Finais

Ainda que as bactérias láticas encontradas, no geral, são seguras para a saúde, o potencial probiótico destas cepas ainda é inconclusivo.

Referências

POFFO, F.; DA SILVA, M. A. C. Caracterização taxonômica e fisiológica de bactérias ácido-láticas isoladas de pescado marinho. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 31, n. 2, p. 303-307, 2011.

ROMERO, J.; RINGØ, E.; MERRIFIELD, D. L. The gut microbiota of fish. In: MERRIFIELD, D. L.; RINGØ, E. Aquaculture Nutrition: Gut Health, Probiotics and Prebiotics. New York: John Wiley & Sons, p. 75-100, 2014.

Palavras-chave

Oncorhynchus mykiss. Probióticos. Microbiota intestinal.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Letícia Coelho Montagna, Marcus Adonai Castro da Silva