I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DA ARGILOTERAPIA EM TRATAMENTOS FACIAIS

Fundamentação/Introdução

A argila é um produto de origem natural utilizada desde a antiguidade pelas antigas civilizações para limpeza de pele, proteção contra os raios de sol, tratamento de feridas, queimaduras, para conservação de múmias, e para fins terapêuticos. Atualmente é muito utilizada para tratamentos estéticos conhecidos como argiloterapia, devido à presença de diversos minerais em sua composição tais como silicato de alumínio hidratado, em maior quantidade em todos os tipos de argilas, magnésio, ferro, cálcio, sódio, potássio, entre outros. Esses minerais auxiliam em tratamentos faciais como clarear, absorver oleosidade da pele sem desidratar, tratar inflamações como acnes, hiperpigmentação, promove a esfoliação da pele, absorve toxinas e impurezas, elimina bactérias, promove reconstituição dos tecidos, podendo ser utilizada para rejuvenescimento facial. Cada argila possui sua particularidade no que se diz respeito aos fins terapêuticos, as cores são fatores contribuintes para esta diferenciação. Para cada tratamento é indicado um tipo de argila e a cor correta a ser utilizada para o objetivo do tratamento. O resultado depende da composição química do solo, se usada frequentemente e de forma correta de acordo com a necessidade. As argilas mais ultilizadas são: verde, branca, amarela, preta, rosa, e vermelha.

Objetivos

Este trabalho apresenta como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre os efeitos da argiloterapia em tratamentos faciais.

Delineamento e Métodos

Este é um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados sites de busca, que são direcionados para a área de estética e tratamento com argiloterapia. Nos artigos foram utilizados pacientes com dermatites, acnes, entre outras disfunções faciais e estes foram tratados com a argila especifica para o melhor resultado.

Resultados

Como resultado da pesquisa foi possível comprovar que o tratamento com argiloterapia em sua maioria foi satisfatório relacionados aos transtornos da pigmentação pós inflamatórias decorrentes de acne, houve clareamento da pele por conta das propriedades minerais da argila. Os resultados do estudo têm demonstrado que a argila traz grandes benefícios para a pele, principalmente na face, tonificando e reequilibrando a pele com uso regular.

Conclusões/Considerações Finais

Conclui-se que o tratamento com argiloterapia mostra-se como um tratamento natural e eficaz para varias disfunções faciais, por conter minerais que em contato com a pele possibilita a obtenção de resultados satisfatórios.

Referências

1- AMORIM, M. I.; PIAZZA, F. C. P. Uso das argilas na estética facial e corporal. Universidade do Vale do Itajaí, Balneário do Camboriú, 2012. Disponível em <http://siaibib01.univali.br/pdf/monthana%20imai%20de%20amorim.pdf> Acesso em: 22 jan. 2019.
2- BROD, M. E.; OLIVEIRA, S. P. Tratamento de acne com argiloterapia. Curitiba – PR, 2017. Disponível em: https://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/05/TRATAMENTO-DA-ACNE-COM-ARGILOTERAPIA.pdf> Acesso em: 22 jan. 2019.
3- CORDEIRO, O. C. Impacto da dieta no doente com acne. Coimbra, 2018. p. 47. Dissertação (Mestrado integrado em medicina). Área cientifica de dermatologia. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal.
4- CUNHA, B. L. S.; FERREIRA, L. A. Pelling de Ácido Salicílico no tratamento da acne: Revisão baseada em evidências clínicas. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Id on line. [on line]. Patos de Minas – MG, v. 12, n. 42, p. 383-398, ISSN 1981-1179. 2018. Disponível em <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1326> Acesso em 23 jan. 2019.
5- DEUSCHLE, V. C. K. N.; HANSEN, D.; GIACOMOLLI, C. M. A.; REIS, G. Caracterização das lesões e tratamentos utilizados na acne. Revista Interdiciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão [on line]. Cruz Alta- RS. v. 3, n. 1, p. 224-236 ISSN 2358-6036. 2016. Disponível em: < http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/224-236> Acesso em: 23 jan. 2019.
6- FERREIRA, J. B.; ANJOS, R. F.; FERREIRA, Z. A. B.; GUIMARÃES, M. M; SANTOS, B. A.; RIBEIRO, L. M. G. Argiloterapia no tratamento da hiperpigmentação pós inflamatória acneica facial: um estudo de caso. Revista Integrart, revista eletrônica da FAINOR. Vitória da Conquista. v. 3, n. 1, p. 161-171. ISSN 2594-5424 Jun 2018. < http://ep01.fainor.com.br/revista_integrart/index.php/integrart/article/view/52> Acesso em: 25 jan. 2019.

Palavras-chave

Argila, pele, benefícios, estética.

Área

Tema livre

Autores

Jordyane Reisner Santos Damiani, Débora Quevedo Oliveira, Hânstter Hállison Rezende Alves