I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇAO DAS CARGAS ELETRICAS DA SUPERFICIE ERITROCITARIA UTILIZANDO PONTOS QUANTICOS FLUORESCENTES

Fundamentação/Introdução

As cargas elétricas negativas da membrana eritrocitária são fundamentais para homeostase do sistema circulatório, pois impede que os eritrócitos se agreguem não apenas entre si, mas também com as células endoteliais. Supõe-se que condições como hemoglobinopatias e a irradiação gama, prática usada em hemocentros, possam induzir modificações na carga negativa da membrana dos eritrócitos.

Objetivos

Assim, nesse trabalho, objetiva-se estudar alterações da carga elétrica de membrana em eritrócitos de portadores de anemia falciforme (HbSS), β talassemia intermediária (Hbβ) e em hemácias irradiadas, utilizando pontos quânticos (PQs) catiônicos.

Delineamento e Métodos

Este ensaio experimental foi realizado por citometria de fluxo, explorando a interação eletrostática dos PQs catiônicos fluorescentes com a superfície negativa dos eritrócitos. Para isso, PQs de Telureto de Cádmio (CdTe) estabilizados com cisteamina foram sintetizados e caracterizados opticamente. Para o estudo da irradiação, os eritrócitos foram previamente irradiados em doses crescentes até 25 Gy. Foram avaliados tanto a porcentagem de marcação, quanto a mediana de fluorescência (MF). Os eritrócitos de indivíduos saudáveis e sem irradiação (HbA) foram usados como controle.

Resultados

Os resultados indicaram uma redução significativa na carga negativa de membrana dos eritrócitos HbSS e Hbβ, uma vez que os percentuais de marcação foram, respectivamente, 88,7% e 77,7%, quando comparados aos eritrócitos HbA saudáveis (97,3% - p <0,01). Essa diferença foi também observada para as medianas da intensidade de fluorescência, para as quais HbSS e Hbβ apresentaram, respectivamente, um sinal de cerca de 50% e 60% menor que a HbA (p <0,01). Para irradiações até 25 Gy não foram observadas alterações nas cargas elétricas da membrana eritrocitária.

Conclusões/Considerações Finais

Portanto, os resultados sugerem que as alterações sofridas pelas hemácias de HbSS e Hbβ implicam na redução de sua carga negativa de membrana, o que pode atuar negativamente na homeostase. Já para a irradiação utilizada não houve diferença. Além disso, os PQs catiônicos mostram ser uma ferramenta valiosa para elucidar as cargas da superfície celular, essenciais para o entendimento das alterações de intrínsecas ou extrínsecas sofridas pelos eritrócitos.

Referências

Palavras-chave

anemia falciforme; β talassemia intermediária; potencial zeta; hemoterapia; fluorescência.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

Tiago Henrique Santos Souza, Carinna Nunes Lima, Lara G Assis, Beate Santos Saegesser, Isvânia Maria Serafim Silva Lopes, Mariana Brayner Cavalcanti Freire Bezerra, Adriana Fontes