I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ESPECTROSCOPIA VIBRACIONAL PARA CARACTERIZAR ONICOMICOSE FUSARIAL EM MODELO EX VIVO

Fundamentação/Introdução

A onicomicose, infecção fúngica das unhas, é principalmente ocasionada por fungos dermatófitos, contudo os casos por fungos filamentosos não dermatófitos estão emergindo, sendo espécies pertencentes ao gênero Fusarium os mais frequentementes isolados. Contudo ainda não é claro a etiopatogenia fungo-hospedeiro, e caracterizar a invasão deste agente no tecido ungueal é fundamental importância, visto que essa é uma possível porta de entrada para micose sistêmica. Objetivo: Avaliar, por espectroscopia vibracional, como ocorre a invasão de Fusari

Objetivos

Avaliar, por espectroscopia vibracional, como ocorre a invasão de Fusarium oxysporum em fragmentos de unha humana estéril, sem a adição de qualquer fonte nutricional.

Delineamento e Métodos

Para a realização deste estudo foi utilizado o isolado F. oxysporum (CMRP 2915) obtido de um caso clínico de onicomicose. Inóculo deste isolado foi pipetado sobre fragmentos de unha humana saudável em uma concentração 1,2×107 conídios/mL em solução salina esterilizada (0,85%) e incubado por sete dias a 35 ºC. Após este período, os fragmentos de unha infectados foram avaliados em espectrômetro infravermelho por transformada de Fourier acoplado a um equipamento com acessório de diamante (FTIR-ATR) e por análise histopatológica.

Resultados

Este estudo permitiu visualizar a presença de F. oxysporum em diversas camadas de unhas.FTIR-ATR permitiu identificar a presença do fungo em diferentes bandas espectrais, chamou a atenção uma banda a ~1750 cm-1 por não ser característica da unha sadia ou do fungo isoladamente . Para complementar esse resultado, a análise por histopatologia confirmou a presença de hifas hialinas invadindo o tecido ungueal nas diferentes camadas.

Conclusões/Considerações Finais

F. oxysporum invade a unha humana saudável por si só, sendo, portanto um agente causador primário de onicomicose.

Palavras-chave

FTIR-ATR, espectroscopia, onicomicose, unha, Fusarium.

Área

Tema livre

Autores

Flavia Franco Veiga, Lidiane Vizioli de Castro-Hoshino, Francielle Sato, Melyssa Negri, Terezinha Inez Estivalet Svidzinski