I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

RELAÇÃO DA TALASSEMIA COM ÍNDICES HEMATIMÉTRICOS E MORFOLOGIA ERITROCITÁRIA

Fundamentação/Introdução

A talassemia é uma forma de anemia crônica, de origem hereditária. Ela faz parte de um grupo de hemoglobinopatias caracterizadas por um defeito genético que resulta em diminuição da produção de um dos dois tipos de cadeias que formam a molécula de hemoglobina. O uso de novos índices hematimétricos para racionalizar a abordagem diagnóstica tem sido proposto para contornar essa problemática, proporcionando uma análise mais rápida, e fornecendo valiosos indícios da presença de talassemia menor. O Índice de Green & King e o Índice do RDW apresentaram a maior área sob a curva ROC, provando que os referidos índices possuem a maior probabilidade de diagnosticar corretamente um paciente portador de talassemia menor.

Objetivos

O objetivo do presente trabalho foi evidenciar a importância dos atuais índices hematimétricos no diagnóstico da Talassemia e na diferenciação do grau da doença.

Delineamento e Métodos

: Esta revisão de literatura não sistemática foi elaborada por meio de análises literárias baseadas em publicações científicas nas bases de dados PubMed, Scielo e EBSCO entre os anos de 2009 a 2019 empregando os seguintes descritores: Talassemia, índices hematimétricos e anemia. Foram identificados 62 artigos nas três bases de dados pesquisadas. Os critérios de inclusão foram artigos que abrangeram o tema da pesquisa, que foram publicados na íntegra e que foram escritos na língua portuguesa. Os critérios de exclusão foram artigos publicados há mais de 10 anos. Desta forma, resultou-se na análise de oito artigos científicos.

Resultados

O presente estudo mostrou que a talassemia representa um fator modulador dos parâmetros hematológicos, com elevação da contagem de eritrócitos e redução dos índices hematimétricos: VCM (volume corpuscular médio), HCM (hemoglobina corpuscular média), e CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média). Na talassemia as manifestações são sintomáticas, sendo consideradas mais graves que as apresentadas nas anemias hemolíticas hipocrômicas.

Conclusões/Considerações Finais

A Talassemia necessita de diagnóstico precoce por meio de determinação de valores hematimétricos e analise de morfologia eritrocitária. Porém, quando o diagnóstico é baseado somente nos parâmetros do hemograma e na morfologia dos eritrócitos, a talassemia menor pode ser diagnosticada erroneamente como anemia ferropriva. Com isso, cabe aos profissionais da saúde divulgarem sobre essa doença e a necessidade de qualificação dos profissionais que realizam o hemograma nos laboratórios clínicos.

Referências

Palavras-chave

Talassemia; Índices Hematimétricos; Hemoglobinopatias; Anemia.

Área

Tema livre

Instituições

fasurgs - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Daiana Magro da Silva, Gabriela Alberis Marques, Maria Letícia de Lima Manske, Sinara Guzzo Chioquetta