I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

DEFICIENCIA DE CREATINA E SUA CORRELAÇAO COM A OBESIDADE: UMA REVISAO DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

Os tecidos adiposos pardo e bege dissipam a energia química como calor, a partir da termogênese. Essa atividade termogênica oferece um enorme potencial para combater a obesidade (HARMS; SEALE, 2013; LOWELL; SPIEGELMAN, 2000; ROSEN; SPIEGELMAN, 2014), e é regulada por meio da creatina, um composto orgânico nitrogenado, obtido por meio da alimentação.

Objetivos

Determinar se a deficiência de creatina está relacionada com o quadro de obesidade, através de uma revisão de literatura

Delineamento e Métodos

O trabalho concretizou-se através de uma revisão de literatura nacional e internacional em artigos científicos e livros, sem restrição de idioma. Sobre a deficiência de creatina e sua correlação com a obesidade.

Resultados

Segundo Kazak et al., (2017) a creatina está envolvida na regulação do gasto de energia, por meio do metabolismo da creatina e da termogênese, tanto no tecido adiposo bege quanto no marrom, seu papel é suprimir a indução de termogênese através da dieta, assim combatendo a obesidade. Estudos demonstram que certos modelos de ratos geneticamente modificados predispostos à obesidade exibem uma ativação adrenérgica reduzida da taxa metabólica (COHEN et al., 2014; FELDMANN et al., 2009). A capacidade de aumentar o gasto de energia em resposta ao excesso calórico é referida como termogênese induzida pela dieta. Embora os componentes deste sistema regulador tenham sido identificados (BACHMAN et al., 2002; CHEN et al., 1996; HUSZAR et al., 1997; KRUDE et al., 1998; LEE et al., 1996; ZHANG et al., 1994), os mecanismos moleculares não são totalmente compreendidos. A alimentação com alto teor de gordura sensibiliza os animais aos efeitos termogênicos da noradrenalina (FELDMANN et al., 2009; HIMMS-HAGEN et al., 1986; ROTHWELL; STOCK, 1979), sugerindo fortemente que a gordura termogênica é um regulador crítico da dieta-termogênese induzida.

Conclusões/Considerações Finais

Uma das formas que o organismo tenta combater a obesidade é por meio da termogênese. O metabolismo da creatina está envolvido nesse processo de termogênese, porque quando temos uma atenuação nos níveis de creatina, ocorre uma redução no processo de queima de gordura, o mesmo ocorre quando temos a ausência da proteína UCP-1 responsável pelo metabolismo da creatina. Por fim conclui-se que há uma associação entre o metabolismo de creatina e a obesidade.

Referências

Palavras-chave

Creatina. Obesidade. Termogênese

Área

Tema livre

Instituições

Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Pietra Moresco Debenetti, Débora Dos Santos, Rodrigo Andrade Binkowski