I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS CLINICOS, DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DA DOENÇA DE CROHN EM CRIANÇAS

Fundamentação/Introdução

Introdução: A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória crônica, que afeta o sistema gastrintestinal com complicações intestinais e extraintestinais e outras desordens imunológicas.

Objetivos

Objetivos: realizar um levantamento bibliográfico sobre os aspectos clínicos, métodos diagnósticos e tratamento da DC em crianças.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo retrospectivo a partir de revisão bibliográfica em artigos científicos sobre DC publicados no período de março a dezembro de 2018 e indexados em bancos de dados na internet (MedLine, PubMed e Scielo). O levantamento destes dados foi realizado em idiomas inglês e português. Foram encontrados 81 artigos e, após a leitura foram excluídos os artigos associados com outras patologias. Foram selecionados 31 artigos relacionados com o tema, sendo 12 relacionados com aspectos clínicos da doença, 12 com diagnóstico e 7 falando sobre tratamento.

Resultados

Resultados: Crianças podem apresentar dor no baixo-ventre, diarreia e sangramento do reto, má absorção intestinal, perda de peso e retardo de crescimento. Os exames laboratoriais como contagem de hemácias e plaquetas, dosagem de hemoglobina, albumina, proteína c reativa e volume de hemossedimentação apresentam relação com o estado da doença. Até à data, a ileocolonoscopia com biópsia é referência padrão para avaliação da doença, porém é um procedimento invasivo e permite apenas a visualização superficial da mucosa, vídeo-cápsula endoscópica, enteroscopia, enterografia por tomografia computadorizada ou ressonância magnética e ultrassonografia permitem a avaliação de partes do intestino de difícil alcance e detecção de inflamação ativa, penetração ou estreitamento da doença. O tratamento é baseado com uso de antibióticos, corticosteróides, imunomoduladores (tiopurinas, metotrexato). Vários estudos consideram a administração de infliximabe como indução primária em crianças com alto risco antes do uso de corticosteroides. Terapia de dieta com nutrição enteral exclusiva tem sido estudada como terapia primária para o manejo da DC podendo fortalecer a microbiota benéfica, melhorar o metabolismo dos ácidos biliares e diminuir micropartículas dietéticas influenciando a doença e a atividade imunológica

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: Este trabalho ressalta a importância de todas as análises para o fechamento e tratamento da DC.

Referências

Palavras-chave

Palavras-chave: Doença de Crohn, diagnóstico, aspectos clínicos, tratamento

Área

Tema livre

Instituições

Centro Universitário Metro - Pará - Brasil, Faculdade Integrada Brasil Amazônia - Pará - Brasil

Autores

Suzana Ribeiro de Melo Oliveira, Erilene Cristina da Silva Furtado, Márcia Bernardes Messias Luz, Amanda Brito do Nascimento, Érica Kassia Sousa Vidal, Amanda Araújo Serrão Andrade, Michele Amaral da Silveira