I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

MODULAÇAO MACROFAGICA INDUZIDA POR RECEPTOR “SCAVENGER” E SURVIVIN NA DOENÇA DE HANSEN

Fundamentação/Introdução

A hanseníase é uma doença estigmatizante na qual o Mycobacterium leprae modula o comportamento da resposta imunológica do hospedeiro. O CD163 é uma glicoproteína transmembrana que faz parte da família dos receptores de “scavenger” que reconhece complexos de haptoglobina-hemoglobina e induz a formação de cascatas de sinalização intracelular. Na literatura, poucos são os estudos que demonstraram o papel do receptor e qual a sua relação com o desenvolvimento da resposta dos macrófagos na hanseníase.

Objetivos

Dessa forma, por entender que está análise possa trazer novas abordagens no caminho da imunopatologia da doença, o presente estudo investigou a Regulação macrofágica induzida por receptor “scavenger” e Survivin na doença de hansen.

Delineamento e Métodos

Ao todo foram utilizados 30 blocos com fragmentos de pele com lesões características da doença segundo os critérios preconizados pela classificação de Ridley e jopling. Dos casos envolvidos 16 fizeram parte do grupo tuberculóide e 15 do lepromatoso. Para a detecção do CD163 e do Survivin, o método imunohistoquímico foi utilizado baseado na formação do complexo biotina-estreptavidina peroxidase. Referente a análise estatística foram obtidas frequência medidas de tendência central e de dispersão e o teste de mann-whitney foi utilizado.

Resultados

Em nossos resultados, o aumento do CD163 foi observado em lesões de pacientes lepromatosos quando comparado ao grupo tuberculóide (p=0,0010). Na quantificação do survivin (p=0,001), o marcador foi encontrado na forma lepromatosa com ampla distribuição no infiltrado composto por macrófagos espumosos com globias. Já na forma tuberculóide a presença do receptor encontrava-se localizada principalmente no granuloma.

Conclusões/Considerações Finais

Dessa forma, a presença do receptor de “scavenger” no meio indica que as células fagocitícas no espectro da doença muda o seu comportamento, o que pode estar relacionado diretamente com a construção da resposta imunológica efetiva nas formas polares da doença.

Referências

Palavras-chave

Hanseníase, CD163, Survivin.

Área

Tema livre

Instituições

Instituto Evandro Chagas - Pará - Brasil, Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

CAIO CESAR HENRIQUES MENDES, FABIO ALVES OLÍMPIO, MARCOS LUIZ GAIA CARVALHO, JEFERSON COSTA LOPES, VANESSA DO SOCORRO CABRAL MIRANDA, JORGE RODRIGUES DE SOUSA, JUAREZ ANTÔNIO SIMÕES QUARESMA