I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DOS EFEITOS NEUROPROTETORES DO PERIODO DE ADAPTAÇAO A NATAÇAO EM RATAS PRENHAS EM NINHADAS SUBMETIDAS A HIPOXIA-ISQUEMIA NEONATAL

Fundamentação/Introdução

Introdução. Hipóxico-isquêmica (HI) neonatal é uma das principais causas de danos neurológicos em recém-nascidos. A gravidez tem sido considerada como uma janela terapêutica viável para prevenir danos no sistema nervoso central no período perinatal. Já se tem mostrado, em modelos animais, que o exercício do nado pode resultar em neuroproteção ao neonato submetido à HI. No entanto, a literatura é conflitante em relação a necessidade de um período de adaptação anterior ao exercício (antes do acasalamento).

Objetivos

Objetivo. Avaliar os possíveis efeitos neuroprotetores do período da adaptação ao exercício (nado) em seus filhotes submetidos a HI neonatal.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos. O período de adaptação consistiu em expor ratos fêmeas a 7 dias (com aumento da exposição temporal de 5 a 20 min) a um tanque (200 cm de diâmetro) preenchido com água a 32ºC. Após o acasalamento, as ratas prenhes foram submetidas a 20min/dia de natação ou permaneceram nas gaiolas-padrão. Após o nascimento, ratos com sete dias de idade (P7) foram submetidos ao modelo de HI (oclusão da artéria carótida comum direita seguida de O2 a 8%/60min). Os animais nascidos foram divididos em 8 grupos: adaptação+nado, nado, sedentário e, adaptado+sedentarismo. Cada grupo tem animais submetidos à HI e animais controles. Após 24h à HI a técnica de Western blotting foi utilizada para avaliar a expressão proteica da GFAP (reatividade astrocitária), Citocromo C e Caspase-3 Clivada (marcadores apoptóticos), no hipocampo ipsilateral à lesão. Também foi realizada a análise comportamental a partir do P45 e análise histológica (P60), avaliando os volumes do hemisfério e hipocampo ipsilateral à lesão. Este estudo foi aprovado pelo Comitê Institucional de Cuidado e Uso Animal (UFRGS #33497).

Resultados

Resultados. Testes não paramétricos mostraram aumento significativo na astrogliose apenas em animais não adaptados. A natação diminuiu a morte celular apoptótica, já nas avaliações comportamentais: teste do cilindro nenhum efeito da natação ou adaptação foi observado. No teste de campo aberto, apenas o grupo adaptado melhorou a locomoção. Na histologia, o hemisfério e hipocampo ipsilateral à lesão foram preservados nos grupos adaptação+nado e apenas nado.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão. Adaptação tem papel importante sobre os efeitos do nado na gestação para a prole com HI neonatal, preservando o tecido neuronal, melhorando a locomoção e diminuindo a apoptose celular.

Palavras-chave

Período de adaptação, nado e Hipóxia-isquemia neonatal

Área

Tema livre

Autores

Rafael Bandeira Fabres, Eduardo Farias Sanches, Ester da Costa Rezena Pinto, Mirella Andrade, Isadora D'Ávilla Tassinari, Luciano Sturmer de Fraga, Carlos Alexandre Netto