I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

Proposta para padronização de meios de cultura para a indução da formação de biofilme e quantificação de sua massa e da matriz extracelular em diferentes cepas bacterianas

Fundamentação/Introdução

Vários trabalhos tem surgido sobre o desenvolvimento de biofilmes bacterianos, sua aderência e dificuldades em sua inibição de formação e remoção a partir de bactérias responsáveis pela maioria dos processos infecciosos, porém há poucos registros de pesquisas feitas a partir do estudo do meio de cultura como variável. Acreditamos que a resposta da bactéria quanto ao meio de cultura para a formação do biofilme é de significativa importância, visto que a formação deste é influenciada diretamente pelos substratos presentes e suas quantidades podendo prejudicar a análise que se queira realizar superestimando ou não os resultados obtidos.

Objetivos

Pensando nesta variável buscamos comparar entre os meios de cultura em caldo que estimulam o crescimento bacteriano qual destes seria o mais adequado para induzir de maneira eficiente e suficiente a formação do biofilme bacteriano e expressão do polissacarídeo extracelular para estudos.

Delineamento e Métodos

É um estudo de análise qualitativa, realizado em triplicata através da indução da formação do biofilme em placa de micro titulação de 96 poços em cepas padrão ATCC de Staphyloccocus aureus, Salmonella sp e Escherichia coli usando como substrato os meios de cultura em caldo BHI (Brain Heart Infusion), Caldo Mueller Hinton, TSB (Caldo de Soja triptonado) e CN (Caldo Nutriente) após 24 horas de incubação em estufa bacteriológica a 35-37 ºC. Após este período os poços foram gentilmente lavados, secos e a massa do biofilme e do polissacarídeo extracelular foram medidas em espectofotômetro após coloração por cristal violeta e safranina respectivamente.

Resultados

Para todos os microrganismos testados frente ao estímulo de cada meio de cultura na formação da massa do biofilme e do polissacarídeo extracelular não foram encontradas diferenças significativas.

Conclusões/Considerações Finais

Concluímos que todos os meios de cultura testados fornecem substratos básicos para o desenvolvimento do biofilme e da produção do polissacarídeo extracelular não estimulando ao excesso ou inibindo sua produção.

Referências

Palavras-chave

Biofilme, polissacarídeo extracelular, meios de cultura

Área

Tema livre

Instituições

Universidade de Araraquara - UNIARA - São Paulo - Brasil

Autores

Bruna Alves Oliveira, Lilian Fernandes da Rocha, Adilson César Abreu Bernardi , Patrícia Sigilló Mazzoni Bernardi