Dados do Trabalho
Título
ANALISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO REJEITO MEDICAMENTOSODESTINADO AO DESCARTE SUSTENTAVEL ADEQUADO
Fundamentação/Introdução
Muitos estudos indicam que o acondicionamento de medicamentos na forma de uma farmácia caseira é uma prática comum nas famílias brasileiras, e representa um problema de saúde pública. Esta prática é consequência do acúmulo de medicamentos de venda livre ou sobras de medicamentos destinados ao tratamento de determinadas doenças. No Brasil, estas ações indevidas são decorrentes da ausência de informação, resultando em impactos ambientais que as substâncias químicas contidas nos medicamentos podem causar à natureza.
Objetivos
o estudo objetivou analisar todos os medicamentos desprezados em um programa de descarte consciente de medicamentos através de uma ação reflexiva e educativa que visa a sustentabilidade, promovendo a logística reversa de produtos que sabidamente causam transtornos ao meio ambiente.
Delineamento e Métodos
Foram colocados coletores de medicamentos expirados ou em desuso no saguões do principais acessos ao Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre e Canoas, Rio Grande do Sul. Os coletores foram acomodados em locais visíveis para que os alunos e funcionários da instituição pudessem depositar o rejeito medicamentoso que, periodicamente, foi sacado, analisado e encaminhado ao destino correto por uma empresa licenciada para tal pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os medicamentos dispensados nos coletores foram contados e classificados segundo suas classes farmacológicas no período compreendido entre 10 de novembro de 2014 e 10 de janeiro de 2018.
Resultados
No período analisado foram arrecadados 252.008 unidades de medicamentos rejeitados, dos quais, 12,2% pertenciam à classe dos antidepressivos, 8,2% eram anti-hipertensivos, 5,9% anticoncepcionais, 4,9% anticonvulsivantes, 4,8% analgésicos, 4,7% de antibióticos e outros 4,7% de anti-inflamatório.
Conclusões/Considerações Finais
A arrecadação destes medicamentos vencidos em um ambiente universitário é uma ação que nasce de uma proposta ambiciosa de mudança de paradigmas, de atenção para velhos hábitos pouco saudáveis e de elevação consciente à preocupação com o meio ambiente. A comunidade acadêmica da instituição aderiu ao programa evitando que milhares de medicamentos tivessem o inadequado destino de descarte. Torna-se lúcido a formação de profissionais (e cidadãos) preocupados com a questão ambiental, e isto só será possível no momento em que a sociedade complete a transição em direção à sustentabilidade. Esta campanha rendeu ao UniRitter o certificado ambiental na destinação adequada do produto farmacêutico.
Área
Tema livre
Autores
Iohana Dornelles Machado, Adroaldo Lunardelli