I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AOS OBITOS PERINATAIS EM UMA MATERNIDADE REFERENCIA NO SUL DO BRASIL

Fundamentação/Introdução

O período perinatal inicia com 22 semanas de gestação, feto acima de 500 gramas, até 6 dias completos após o nascimento. O óbito perinatal está relacionado a qualidade do serviço de saúde durante a gestação, pós-parto e no primeiro dias de vida, contudo, é utilizado como indicador de saúde. As principais ferramentas utilizadas para classificar as causas de óbitos, é a Classificação de Wigglesworth Expandida e Evitabilidade (SEADE).

Objetivos

Levantar o número de óbitos perinatais do período; descrever as causas de morte perinatal e seus principais fatores de risco em uma maternidade da cidade de Joinville.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal, retrospectivo e descritivo. Para realização de uma análise dos resultados, foram coletados dados nos prontuários eletrônicos Micromed de uma maternidade pública de Joinville, no período de 2011 a 2017. Como critérios de inclusão foram selecionadas gestantes que apresentaram perda gestacional a partir da 22ª semana e recém-nascidos que foram a óbito até o 6º dia completo de vida. Os prontuários incompletos entraram como critério de exclusão. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética.

Resultados

Foram encontrados 518 casos de óbitos perinatais no período. Os principais fatores de risco observados em relação às características maternas foram: idade materna 21 a 30 anos (47,5%), escolaridade Ensino Médio Completo (33,5%), tipo de óbito intraparto (71,8%), via de parto vaginal (66,08%), e idade gestacional de 22 a 30 semanas (46,1 %). De acordo com a Classificação de Wigglesworth o grupo Morte Fetal anteparto (45,9%) e o grupo de Causas de imaturidade e prematuridade (18,77%). E de acordo com a Evitabilidade (SEADE), o grupo Redutíveis por adequado controle de gravidez (66,6 %) e em seguida o grupo de Causas não evitáveis (12,5%).

Conclusões/Considerações Finais

A importância deste estudo é importante para a redução da mortalidade e melhorar a qualidade da informação, garantindo a confiabilidade dos dados, capacitando melhor os profissionais da área de saúde no quesito Declaração de óbito, é relevante também, oferecer condições de atendimento de qualidade nos ambulatórios emergenciais, educando também as mães quanto às condutas essenciais a serem realizadas durante a gestação, como por exemplo, realização do pré-natal

Palavras-chave

Óbito, Gestação, Recém-Nascido, Prematuro, Fatores de risco, Gravidez de Alto Risco.

Área

Tema livre

Autores

Carla Beatriz Hoffmann, Karoline Rank Souza, Lara Curcio Carrer, Luis Bizzo