Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DE PARAMETROS DE FERTILIDADE EM CAMUNDONGOS FEMEAS PAREADAS COM MACHOS EXPOSTOS A EFLUENTES DE CURTUME
Fundamentação/Introdução
O descarte de efluentes de curtumes (EC) não tratados têm um grande impacto ambiental. Em ratos, a exposição por 3 meses a água contaminada com 5% de EC demonstrou comprometer a função reprodutiva em machos, em especial causando impactos na fertilização e desenvolvimento embrionário. Contudo, não são conhecidas as consequência a uma exposição mais curta a concentrações menores de EC.
Objetivos
Avaliar os impactos na fertilidade de fêmeas cobertas por machos expostos a diferentes concentrações de efluentes de curtume por 30 dias.
Delineamento e Métodos
Em delineamento quantitativo experimental, foram utilizados 20 camundongos machos expostos a EC em diferentes concentrações (0%, 0,5%, 1% e 5%) na água de beber (ad libitum) por 30 dias. No 31° dia, os machos foram pareados com fêmeas não expostas ao efluente por 48 h. As fêmeas foram eutanasiadas 18 dias após o pareamento, sendo avaliados diferentes parâmetros reprodutivos. Projeto aprovado pela Comissão de Ética no uso de animais (CEUA UNIVATES 015/2018).
Resultados
Aos 18 dias de gestação, todas as fêmeas prenhes apresentaram peso similar, assim como o número e peso dos fetos e reabsorções embrionárias. A única diferença observada foi com relação ao peso da placenta, onde as ratas pareadas com machos expostos a 0,1% e 5% de EC apresentaram menor peso dos anexos fetais em comparação ao grupo controle (p < 0,05).
Conclusões/Considerações Finais
Com base nos resultados encontrados, a exposição a EC nas concentrações testadas causa uma redução no peso da placenta. Outros estudos serão desenvolvidos para verificar os tipos de alterações estruturais envolvidas.
Palavras-chave
toxicidade reprodutiva, efluente de curtume, placenta.
Área
Tema livre
Autores
Manoela Pasini, Ana Micaela Camini, Bárbara Schmitt, Evandro Silva Barros, Ivan Cunha Bustamante Filho