I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ANALISES FISICAS E QUIMICAS DO LEITE PASTEURIZADO, COMERCIALIZADO E USADO PARA CONSUMO HUMANO

Fundamentação/Introdução

O leite é considerado como um dos alimentos mais completos, do ponto de vista nutricional, devido ao seu alto teor de proteínas e sais minerais, além de ser importante fonte de cálcio, sua composição peculiar rica em gorduras, carboidratos, aminoácidos essenciais e vitaminas, o que o torna componente essencial na alimentação de todos os mamíferos, incluindo o próprio ser humano. A aceitação e popularidade do leite fluido estão diretamente relacionadas ao seu valor nutritivo, características organolépticas e versatilidade como alimento.

Objetivos

Realizar análises físicas e químicas de amostras de leite comercializado em Vilhena – RO.

Delineamento e Métodos

No período de 4 a 6 de setembro de 2017, foram avaliadas amostras de leite pasteurizado integral (L.I.), leite natural (N.1) e leite natural congelado (L.N.C.), avaliamos a quantidade de cálcio, pH, temperatura e açúcar. Foram utilizadas três amostras de cada leite, totalizando nove amostras.

Resultados

Quanto aos teores de cálcio (Ca), pode-se verificar que não ocorreu diferença significativa entre as amostras, sendo que, o maior valor foi obtido foi no leite integral (L.I.) com o valor de (232,52 mg/100 ml) e o menor teor de cálcio foi no leite natural (N.1) com o valor de (165,04 mg/100 ml. O valor do cálcio obtido no leite natural congelado (L.N.C.) foi de (143,98 Cálcio mg/100 ml). Através dos dados obtidos neste trabalho, pode-se verificar que houve diferença significativa no Ph em função da marca do leite, e que os valores variaram de 6,3 a 7,9 Ph.

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados obtidos neste estudo, com base nos teores de cálcio, pH, temperatura e açúcar, indicam que as amostras de leite integral, leite natural e leite natural congelado aqui avaliados estão em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação. É necessário um monitoramento contínuo para garantir a qualidade do produto e uma ingestão alimentar satisfatória.

Referências

ATAÍDE, Walércia Souza de et al. Avaliação microbiológica e físico-química durante o processamento do leite pasteurizado. Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso), v. 67, n. 1, p. 73-77, 2008.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Secretaria de Defesa Agropecuária. Métodos Analíticos Físico-Químicos para Controle de Leite e Produtos Lácteos. Instrução Normativa 68, 12/12/06. Brasília: Ministério da Agricultura, 2006.

Palavras-chave

Leite. Cálcio. pH.

Área

Tema livre

Instituições

Faculdade Unigran Capital - Mato Grosso do Sul - Brasil, UNESC - Rondônia - Brasil

Autores

Murilo Andrade Nantes, Camila Langer Marciano, Diéllem Nayara Dálbem Ferreira, Silvia Mayara Fidelis, Vinicius Soares Oliveira