I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE NANOPARTICULAS DE PRATA FUNGICAS NO CONTROLE DE STREPTOCOCCUS MUTANS

Fundamentação/Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2012), 60-90% das crianças em idade escolar e quase 100% dos adultos são afetados por cáries dentárias em todo o mundo. A formação de cárie ocorre devido a interações entre os microrganismos da placa dentária, fisiologia do hospedeiro, hábitos alimentares e de higiene bucal, pH e natureza do esmalte e dominância de Streptococcus mutans, o agente mais cariogênico entre as bactérias causadoras da cárie.

Objetivos

Descrever sobre o potencial antimicrobiano de nanopartículas de prata fúngicas no controle de Sreptococcus mutans.

Delineamento e Métodos

Revisão bibliográfica contendo informações obtidas de artigos científicos publicados em revistas de Odontologia, Nanotecnologia e Microbiologia, bem como de livros sobre as mesmas áreas de conhecimento.

Resultados

A falta de cuidados com a saúde oral está relacionada ao desenvolvimento de diversas patologias, como endocardite infecciosa, bacteremia, aterosclerose, doença cardiovascular, diabetes mellitus, gengivites e periodontites de graus diversos. Dentre os agentes preventivos e cariostáticos mais utilizados, principalmente em crianças na Saúde Pública, está o Diamino Fluoreto de Prata (DFP). O composto promove redução nos níveis salivares de S. mutans em uma única aplicação, porém o escurecimento permanente dos dentes e a recolonização bacteriana, que ocorre poucos dias após o uso, reduzem sua atratividade e a adesão dos pacientes ao tratamento. Uma possível alternativa com maior potencial antimicrobiano, menor impacto ambiental, melhor efeito estético e relação custo-benefício é a aplicação de nanopartículas de prata (AgNPs) fúngicas. Por serem nanoestruturas não levam ao escurecimento dos dentes, além do que, pelo tamanho reduzido, possuem maior área superficial de contato com os microrganismos, aumento sua eficiência antimicrobiana e, pelo processo se dar por interação física com a parede celular microbiana, tem menores riscos de seleção de cepas resistentes.

Conclusões/Considerações Finais

Baseado nas características destacadas das AgNPs, pode-se concluir que as mesmas são uma excelente alternativa preventiva ao desenvolvimento da cárie.

Referências

Palavras-chave

Potencial antimicrobiano; resistência bacteriana; nanopartículas de prata fúngicas; Streptococcus mutans; cárie.

Área

Tema livre

Instituições

Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Joinville - Santa Catarina - Brasil

Autores

Daniel Pinot Batista, Jenifer Cristina Martins, Luciano Boegershausen, Rafael Dutra Armas