I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL BIOMÉDICO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Fundamentação/Introdução

Introdução: A estratégia de saúde da família (ESF) representa, para todas redes de atenção à saúde, um elo entre o território e o Estado. A atenção básica é porta de entrada ao Sistema Único de Saúde, com alta resolutividade nas condições de saúde, contribuindo para uma atenção integral aos usuários.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as possibilidades de atuação do profissional biomédico na ESF.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Para este estudo foram selecionados artigos publicados em periódicos indexados nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, em conjunto com a experiência enquanto biomédico residente no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resultados

Resultado: O biomédico ainda não é um profissional integrado aos processos de trabalho da ESF, porém esse profissional pode contribuir com o trabalho multiprofissional e interdisciplinar nas equipes de saúde. Existem poucos estudos sobre a atuação do biomédico na ESF. A Residência em Saúde Coletiva, coloca o biomédico na linha de frente da atenção básica em saúde, antes restrito ao trabalho em laboratório, passa a compor a equipe de ESF. A inserção, se dá a partir de atividades relacionadas diretamente ao seu núcleo profissional, como aplicação de testes rápidos e interpretação de resultados de exames, mas também na participação de ações coletivas que visam a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a autonomia dos sujeitos para o aprimoramento do autocuidado, propondo discussões de casos clínicos, baseando seu trabalho na assistência de usuários, visitas domiciliares, entre outros. Esse profissional possui habilitação nas diversas áreas da saúde, bem como na saúde pública e sanitarista, áreas diretamente ligadas aos pilares da atenção básica. Segundo a lei 6684, de 3 de setembro de 1979, que regulamenta a profissão do biomédico, o Art. 4º traz a seguinte informação que compete ao biomédico atuar em equipes de saúde. Hoje esse profissional conta com uma grade curricular ampla que abordam disciplinas de epidemiologia, vigilância em saúde e saúde coletiva.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O biomédico quando desvirtua das ações estritamente clínicas, é capaz de ser um promotor da saúde, estreitando o vínculo da população com o serviço de saúde, atuando em diversos setores, desenvolvendo ações de vigilância em saúde, a prevenção de doenças e agravos, promoção, planejamento, avaliação e gestão.

Referências

Palavras-chave

Biomédico. Estratégia de Saúde da Família. Atenção Básica. Saúde Coletiva.

Área

Tema livre

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Sergipe - Brasil

Autores

SEBASTIÃO BRUNO TAVEIRA SILVA