I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO EPIDEMIOLOGICA DE LEUCEMIAS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE - MS

Fundamentação/Introdução

Introdução: Estima-se que 8,8 milhões de pessoas morrem no mundo de câncer, sendo, nas Américas, cerca de 1,3 milhões de mortes por ano. A leucemia é um tipo de câncer que causa um crescimento desenfreado das células sanguíneas na medula óssea, atingindo qualquer faixa etária, homens e mulheres e apresentando diferentes sintomas.

Objetivos

Objetivo: Identificar o perfil epidemiológico das leucemias em um hospital público da cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul - MS), entre os anos de 2012 a 2017.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico de caráter quantitativo, descritivo e transversal, com pacientes tratados de leucemia em um hospital público localizado na cidade de Campo Grande, MS. A partir de uma análise retrospectiva, foi feito um levantamento de dados do ano de 2012 até o ano de 2017, através de prontuários eletrônicos no PEP/MVSOUL.

Resultados

Resultados: O n da pesquisa foi 133 casos de leucemia. Desses, 90 casos (68%) de leucemia acometeram a linhagem mielóide enquanto somente 33 casos (24%) atingiram as células do tipo linfóide, entretanto, por algum motivo desconhecido, em 11 casos (8%) não foram determinadas as linhagens acometidas. Quanto a faixa etária, o maior número de casos foi observado em adultos de 21 a 30 anos, sendo 26 casos notificados. No tipo Leucemia Linfóide Aguda (LLA) observaram-se 23 casos, sendo prevalente no sexo feminino (13 mulheres), atingindo a faixa etária de 21 a 30 anos e de 51 a 60 anos. Na Leucemia Linfóide Crônica (LLC) verificou-se 9 casos, dos quais 7 casos acometeram o sexo masculino, dos 61 aos 70 anos. Apresentando o maior número de casos, a Leucemia Mielóide Aguda (LMA) foi prevalente em mulheres (38 casos), porém com diferença mínima nos casos que atingiram o sexo masculino (36 casos) e acometeu a faixa etária de 31 a 40 anos. A Leucemia Mielóide Crônica (LMC) totalizou 16 casos, prevalecendo no sexo masculino (10 casos), atingindo a faixa etária de 41 a 50 anos e de 61 a 70 anos.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O desenvolvimento do presente estudo permitiu identificar o perfil epidemiológico das leucemias dos pacientes de um hospital público da cidade de Campo Grande – MS. Tratando-se, portanto, do maior número de casos da LMA, em mulheres na faixa etária de 31 a 40 anos, seguida do tipo LLA também em mulheres, porém da faixa etária de 21 a 30 anos e 51 a 60 anos. Depois aparece a LMC em homens de 41 a 50 anos e 61 a 70 anos e, por fim, a LLC em homens de 71 a 80 anos.

Referências

AZEVEDO, M. R. A. Hematologia básica: fisiopatologia e diagnóstico laboratorial. 5° ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2013.
BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Distrito Federal: fev. 2017. Disponível em: encurtador.com.br/bnsxT. Acesso em: 06 fev. 2018.

Palavras-chave

Palavras-chave: Leucemia. Epidemiologia. Câncer.

Área

Tema livre

Instituições

Faculdade Unigran Capital - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

Thalia Sousa Silva, Murilo Andrade Nantes, Eliane Borges Almeida, Renata Matuo