Dados do Trabalho
Título
SAIS IMIDAZOLICOS INDUZEM MORTE DE PROMASTIGOTAS DE LEISHMANIA AMAZONENSIS: ENVOLVIMENTO DE ESPECIES REATIVAS DE OXIGENIO, DESPOLARIZAÇAO DE MEMBRANA MITOCONDRIAL E DANO A MEMBRANA CELULAR
Fundamentação/Introdução
As leishmanioses estão entre as doenças tropicais negligenciadas mais prevalentes no mundo. Essas podem se apresentar sob diferentes formas clínicas, sendo a cutânea a mais prevalente e amplamente causada pela Leishmania (Leishmania) amazonensis. Não há vacina em uso e os quimioterápicos utilizados apresentam alta toxicidade e eficácia variável, sendo necessário o estudo de novas moléculas com atividade contra Leishmania. Assim, nosso grupo tem investigado a ação leishmanicida de sais imidazólicos (SI).
Objetivos
Investigar o efeito de SI (C10MImMeS, C16MImPF6, C16MImBr, C16(Me)2ImCl, C16(Me)4ImCl, e (C10)2MImCl) sobre os níveis de espécies reativas de oxigênio (ERO), potencial de membrana mitocondrial e dano à membrana celular de formas promastigotas de L. amazonensis.
Delineamento e Métodos
Formas promastigotas de L. amazonensis foram incubadas com os SI (2x o valor de IC50 – 1,8 a 11,6 µM) por 6 h e a geração de ERO, a disfunção mitocondrial e as alterações de integridade de membrana/morte celular foram avaliadas usando 2’,7’-diclorofluoresceína-diacetato, rodamina 123, e a marcação com iodeto de propídio por citometria de fluxo, respectivamente.
Resultados
Todos os SI testados desencadearam nos parasitos tratados aumento nos níveis intracelulares de ERO, despolarização da membrana da mitocôndria e aumento da marcação para iodeto de propídio.
Conclusões/Considerações Finais
Os SI testados (C10MImMeS, C16MImPF6, C16MImBr, C16(Me)2ImCl, C16(Me)4ImCl, e (C10)2MImCl) causam morte de formas promastigotas de L. amazonensis por mecanismos que envolvem produção de ERO, despolarização mitocondrial e dano a integridade de membranas.
Área
Tema livre
Instituições
Universidade Federal de Ciências da Saúde - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Fernanda Giesel Baldissera, Tiago Fazolo, Camila Zanini Silva, Henri Stephan Schrekker, Pedro Roosevelt Torres Romão