I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DO EXAME PAPANICOLAU NA PREVENÇÃO DO CÂNCER UTERINO: UMA REVISÃO DA LITERATURA.

Fundamentação/Introdução

O exame Papanicolau, conhecido também como citologia oncótica é realizado por mulheres que possuem ou não atividade sexual. É um procedimento rápido e simples que consiste numa raspagem do colo uterino (após a coleta do material biológico realiza-se uma análise citopatológica, a fim de observar as células cervicais, detectar possíveis neoplasias ou alterações morfológicas causadas por microrganismos, antes mesmo do aparecimento dos sintomas). O período de realização deste exame consiste em 6 meses à 2 anos, conforme necessidade clínica da paciente. Trata-se de um procedimento que auxilia no diagnósticos e prevenção de doenças, especialmente no rastreamento precoce de lesões precursoras do Câncer de Colo Uterino (CCU).

Objetivos

Diante disso, foi necessário realizar um estudo bibliográfico com a finalidade de detectar a importância do exame Papanicolau na prevenção do CCU e outras patologias, como exemplo: clamídia, gonorreia e sífilis.

Delineamento e Métodos

Utilizou-se a metodologia qualitativa, descritiva e documental para localizar e sintetizar as informações desta revisão literária, procedeu-se uma busca sistemática através dos indexadores de pesquisa Scielo, Exford Academic, MedLine e Lilacs. O levantamento das informações foi realizado com os seguintes descritores: Importância do exame Papanicolau, prevenção do CCU e prognóstico clínico. Os critérios de exclusão foram: artigos de revisão de estudos de casos, publicados a partir de 2014.

Resultados

Constatou-se que o Papanicolou previne lesões de alto do grau do colo uterino, através do rastreamento precoce da alteração intra epitelial, oferecendo um bom prognóstico para as mulheres que realizam este exame periodicamente.

Conclusões/Considerações Finais

Dessa forma, se a população feminina realizar o papanicolau, o diagnósticos das patologias será bem definido, com maior probabilidade de cura e eficácia no tratamento.

Referências

ALBUQUERQUE, Z.B.O et al. mulheres com atípias, lesões precursoras e invasivas do colo do uteri, condutas segundo as recomendações do Ministério da Saúde. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
OLIVEIRA, MMHN, Da Silva AAM, Brito LMO, Coimbra LC. Cobertura e fatores associados à não realização do exame de Papanicolaou em São Luis, Maranhão. Rev Bras Epidemiol. 2006;9(3):325-34. DOI: 10.1590/S1415-790X2006000300007.
MATOS, J. et al, Fatores associados à realizaão da prevencão secundaria do câncer de colo do utero. maio, 2011.

Palavras-chave

Exame, Papanicolau, Câncer uterino.

Área

Tema livre

Autores

SARA DA SILVA PEREIRA, JOANA PAULA MIRANDA FERREIRA, NAIANA GABRIELA ALMEIDA FIGUEIRA, YASMIM PORTELA MACHADO AGUIAR