I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇOES CITOPATOLOGICAS EM EXAMES DE PAPANICOLAOU NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL -RS

Fundamentação/Introdução

O câncer de colo uterino (CCU) é uma doença que apresenta alto potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. Normalmente é assintomática e a sua evolução é lenta, havendo fases pré-clínicas detectáveis e curáveis. O CCU é o terceiro câncer mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por neoplasia no Brasil. Desde a implantação do exame preventivo na década de 1990, houve um avanço no país na sua capacidade de realizar diagnóstico em que 70% dos casos diagnosticados, antes disto, era considerada uma doença invasiva.

Objetivos

Diante do exposto, este estudo teve como objetivo determinar as alterações citopatológicas em mulheres que realizam exame de Papanicolaou pelo Sistema Único de Saúde em um laboratório da cidade de Santa Cruz do Sul/RS.

Delineamento e Métodos

Para isso, foram coletados dados de laudos citopatológicos no laboratório utilizando o acesso ao sistema de informação ao câncer para visualização dos laudos de exames realizados em 2017 no município de Santa Cruz do Sul. Foram selecionadas as variáveis referentes à idade e a alteração citopatológica. Os dados foram analisados por estatística descritiva no SPSS versão 25.0.

Resultados

No ano de 2017, 6.332 mulheres realizaram o exame citopatológico onde 79 laudos apresentam alguma atipia celular, destas 32,9% obtinham somente o epitélio escamoso, 67,1% apresentavam epitélio escamoso e glandular. Das atipias celulares, a mais frequente foi em células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US) em 38 laudos, as lesões de baixo grau (LSIL) foram mais prevalentes em mulheres com idade inferior a 25 anos, e as lesões de alto grau (HSIL) em mulheres com mais de 55 anos de idade. Em relação à idade das mulheres, observou-se maior frequência entre a faixa etária de 34 a 40 anos e a média de 39,7 anos. Conclusão: Foi possível observar que as atipias celulares mais frequentes foram em células escamosas atípicas de significado indeterminado, as LSIL foram mais prevalentes em mulheres com idade inferior a 25 anos, HSIL em mulheres com mais de 55 anos de idade.

Conclusões/Considerações Finais

Assim ressalta a importância do exame de citopatológico, o qual pode diagnosticar precocemente as neoplasias cervicais, além da importância da coleta realizada corretamente por profissionais qualificados para garantir a qualidade dos resultados.

Referências

Palavras-chave

Câncer do Colo do Útero. Papanicolaou. Lesões citopatológicas. Papilomavírus Humano.

Área

Tema livre

Instituições

UNISC - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Jéssica Bernhard, Aline Daniele Schuster, Jane Dagmar Pollo Renner