I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO EFEITO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO E DA TEMPERATURA NA QUALIDADE BACTERIOLOGICA EM LEITE HUMANO PASTEURIZADO NO MUNICIPIO DE BLUMENAU, SANTA CATARINA

Fundamentação/Introdução

O leite materno é alimento importante para saúde e desenvolvimento infantil. Neste sentido, os bancos de leite servem de estímulo ao aleitamento e suporte às mães que não podem amamentar. Atualmente, os bancos de leite não recebem doações que supram toda a demanda, e o leite, mesmo após o tratamento de pasteurização, pode ser armazenado a temperatura de 5ºC por apenas 24 horas, acarretando um acentuado desperdício de leite que poderia alimentar crianças recém-nascidas.

Objetivos

Verificar se há contaminação do leite por bactérias do grupo coliformes, após o período de 24 horas, estocado através das condições semelhantes às praticadas pelas mães em suas residências.

Delineamento e Métodos

O trabalho representa uma pesquisa experimental, transversal, quantitativa, ao qual foram analisadas 11 amostras de leite materno pasteurizadas, com diferentes tempos de estocagem (0h; 24h; 36; 48h ) a temperatura de 5ºC, fornecidas pelo Banco de Leite de Blumenau, SC. Através da análise da acidez titulável em graus Dornic foi realizada a análise físico-química e a análise microbiológica foi realizada pelo teste alternativo para coliformes totais.

Resultados

Das onze amostras analisadas, com estocagem de 48 horas, obteve-se para acidez em 90% das mostras o parâmetro aceitável de 8ºD ou menos. Na análise de coliformes totais, 80% das amostras apresentaram ausência do grupo de microrganismos. Em relação às amostras que apresentaram positividade, provavelmente, houve contaminação em alguma etapa do processamento ou nos ensaios das amostras ou ainda, devido ao aumento de temperatura durante a etapa de transporte.

Conclusões/Considerações Finais

O presente estudo sugere que o leite humano pasteurizado ainda poderia ser utilizado como alimento após o período de 24 horas de estocagem desde que seja armazenado em temperatura que não ultrapasse 5ºC. Sugere-se a realização de estudos sobre o valor nutricional do leite, após esse período de estocagem.

Referências

Palavras-chave

Leite Materno. Coliformes Totais. Qualidade Bacteriana

Área

Tema livre

Autores

Halissa Luana Borges, Géssica Gabriela Carlesso, Goreti Dassoler, Ana Paula Vieira, Márcia Regina Pelisser