I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO METABOLISMO OXIDATIVO DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

Fundamentação/Introdução

A doença de Parkinson (DP) é ocasionada pela degeneração dos neurônios dopaminérgicos na substância negra pars compacta.

Objetivos

Mensurar as alterações no metabolismo oxidativo no sangue de pacientes com DP.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo, analítico e transversal aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP). Foram coletadas amostras de sangue de 25 pacientes com DP (GDP) e 25 pacientes sem a doença, grupo controle (GC). Os critérios de inclusão para GDP foram pacientes com a DP, entre os estágios 1,5 e 4 de acordo com a escala Hoehn & Yahr, de ambos os sexos e sem outras doenças que alterem os níveis de estresse oxidativo. O estresse oxidativo foi mensurado por meio da peroxidação lipídica foi realizada através da determinação de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) e os níveis de defesa antioxidante, pela capacidade anti-oxidante total equivalente ao trolox (TEAC). Os resultados do TEAC do GDP e GC foram analisados através do Teste t Student, e para avaliar os níveis de estresse oxidativo (TBARS) foi analisado através do Teste Mann-Whitney.

Resultados

Foi observada diferença estatisticamente significativa (p < 0.0001) entre o grupo controle (1.47 ± 0.52) e o grupo DP (2.23 ± 0.85) na avaliação do TBARS. Ademais, foi observada diferença estatisticamente significativa (p < 0.0001) entre o grupo controle (2.31 ± 0.02) e o grupo doença de Parkinson (0.14 ± 0.62) na avaliação do TEAC.

Conclusões/Considerações Finais

Observa-se que os parâmetros bioquímicos encontram-se alterados no sangue de indivíduos com a DP, onde se observou que os níveis das substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) podem ser um bom marcador para o estresse oxidativo, assim como os níveis reduzidos da capacidade antioxidante total (TEAC) nos eritrócitos de pacientes com doença de Parkinson, podem ser utilizados para investigar alterações no metabolismo antioxidante total e acompanhar o curso da doença de Parkinson.

Referências

Palavras-chave

Estresse oxidativo; doença de Parkinson; sangue total

Área

Tema livre

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Guilherme Henrique Siqueira Oeiras, Renata Cunha Silva, Daniel Jun Hayashi, Esther Samara da Costa Santos, Robson José de Souza Domingues