I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AÇOES DE EXTENSAO UNIVERSITARIAS EM SAUDE COMO MOTIVADORES DA PRATICA DE GESTAO LABORATORIAL: PROCESSAMENTO E TRIAGEM DE AMOSTRAS BIOLOGICAS

Fundamentação/Introdução

As decisões médicas e condutas terapêuticas são rigorosamente dependentes dos resultados de exames laboratoriais e erros podem comprometer a saúde e integridade do paciente. Portanto, sabe-se que, dentre as fases do processo laboratorial, é na fase pré-analítica que ocorre a maioria destes erros, posto que esta exige diversos recursos manuais. O conhecimento dos profissionais em gestão confere ao resultado e processos analíticos segurança e confiabilidade, logo sua prática é de suma importância durante a formação dos estudantes. Neste cenário, as ações de extensão universitárias em saúde contribuem com a disseminação e aplicação desses conhecimentos além de estimular a atuação interprofissional, multidisciplinar e voltada para as reais necessidades da população.

Objetivos

Relatar a importância das ações de extensão em saúde para a prática de gestão laboratorial para os estudantes do curso de Biomedicina.

Descrição do Caso

Durante o evento “Dia ‘D’ ao combate do câncer de boca” – promovido pelo Ambulatório de Diagnóstico Estomatológico do Sudoeste Goiano (ADESGO) em parceria com a Prefeitura de Jataí – foram realizados atendimentos odontológicos para pesquisa de lesão bucal bem como biópsias destas lesões, testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), dosagem glicêmica e processamento e armazenamento de amostras sanguíneas para posteriores análises. Realizou-se triagem e processamento rigorosos a fim de evitar erros pré-analíticos. A equipe designada para essa etapa foi composta por biomédicas supervisoras e estudantes do curso de Biomedicina do 4º período, etapa esta do curso de graduação que ainda não foram apresentados às práticas laboratoriais de análises clínicas. Os alunos receberam instruções detalhadas de suas atividades e o auxílio de fluxogramas de trabalho contendo sequencialmente: recepção das amostras e fichas, catalogação, aliquotagem de sangue total, centrifugação, aliquotagem de plasma e soro, congelamento e descarte correto de material biológico.

Conclusões/Considerações Finais

No contexto da ação como extensão multidisciplinar e interprofissional, a troca de informações entre os estudantes foi de suma importância para o compartilhamento de conhecimento e a experiência em prática laboratorial agregou na construção do conhecimento dos alunos de Biomedicina no quesito experiência em gestão em uma das principais etapas do processo laboratorial, a pré-analítica.

Palavras Chave

Gestão laboratorial, extensão universitária, fase pré-analítica

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal de Goiás Regional Jataí - Goiás - Brasil

Autores

Alexia Jesus Araujo, Allana Souza Pereira, Carla Silva Siqueira Miranda