Dados do Trabalho
Título
ANALISE COMPARATIVA DO PERFIL DE ACIDOS GRAXOS PLASMATICOS EM PACIENTES COM CANCER DE COLON
Fundamentação/Introdução
Potenciais biomarcadores de resposta às alterações provenientes do desenvolvimento de células cancerígenas podem ser avaliados através de estratégias lipidômicas utilizando técnicas cromatográficas que identificam e quantificam em larga escala e de maneira precisa alterações no perfil dos ácidos graxos plasmáticos.
Objetivos
O objetivo do trabalho é uma avaliação do perfil dos ácidos graxos nos lipídeos totais do plasma em pacientes com câncer de cólon estratificados segundo o estadiamento (I, II e III).
Delineamento e Métodos
É um estudo prospectivo, experimental, com análise quali e quantitativa, envolvendo a avaliação do perfil lipidômico em 14 pacientes com câncer de cólon e em 18 voluntários saudáveis utilizando a técnica de cromatografia a gás. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da USF (CAAE: 57114716.8.1001.5514).
Resultados
No início do desenvolvimento do câncer (estadio 1) já foi possível observar uma redução significativa dos níveis de ácidos graxos poliinsaturados da família n-3, que se mantém nos outros estadios. Os principais compostos alterados foram os ácidos 20:5 (p<0,0045), 22:5 (p<0,0118) e 22:6 (p<0,0008) nos pacientes com câncer de cólon em relação aos saudáveis.
Conclusões/Considerações Finais
A proposta deverá contribuir no estudo da lipidômica em câncer de cólon para a busca de potenciais biomarcadores circulantes lipídicos, bem como na compreensão das bases moleculares desta patologia.
Palavras-chave
câncer de cólon, lipidômica, ácidos graxos, biomarcadores
Área
Tema livre
Instituições
Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil
Autores
Gabrielle Kristine Doratiotto de Santis , Patricia de Oliveira Carvalho, Márcia Cristina Fernandes Messias, Bianca Lima Silva