I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ISOLAMENTO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS EM CARNE BOVINA MOÍDA NO MUNICÍPIO DE JATAI-GO

Fundamentação/Introdução

O Staphylococcus aureus é uma bactéria que normalmente é encontrada na pele e fossas nasais de pessoas saudáveis, portanto facilmente pode contaminar alimentos, principalmente de origem animal. A carne moída, por ser uma carne de preparo rápido, de baixo custo e de fácil contaminação, frequentemente está envolvida em surtos de doenças transmitidas por alimentos. Apesar do S. aureus ser um microrganismo de fácil destruição, sua toxina é extremamente resistente.

Objetivos

Identificar por métodos microbiológicos convencionais, a presença de S. aureus em carne bovina moída em diferentes estabelecimentos do município de Jataí-GO.

Delineamento e Métodos

Este é um trabalho quantitativo do tipo experimental. Consistiu na coleta de 20 amostras de carnes bovinas moídas de diferentes estabelecimentos de Jataí-GO, simulando uma compra comum e em seguida transportadas ao laboratório em caixa de isopor e processadas em até 3 horas. O isolamento e identificação de S. aureus foi realizado de acordo com a instrução normativa Nº 62 do MAPA (BRASIL, 2011). Para tanto, amostras de 25 g de cada amostra de carne foram homogeneizadas em água peptonada em stomacher, sendo realizadas diluições seriadas em água peptonada 0,1% (p/v). Alíquotas de 0,1 mL das diluições 10-1, 10-2 e 10-3 foram semeadas em placas de Petri, contendo ágar Baird-Parker e incubadas a 37°C de 24 horas a 30 horas. Posteriormente foram selecionadas 3 colônias típicas e 3 colônias atípicas de cada placa, sendo transferidas para caldo BHI e incubadas a 37°C por 24 horas, e em seguida, foram submetidas as provas de catalase, coagulase, teste Voges- Proskauer ou teste VP e a coloração de Gram, para a confirmação de S. aureus.

Resultados

Das 20 amostras analisadas, duas amostras tiveram a presença de S. aureus coagulase positiva, obtendo uma prevalência de 10% das amostras analisadas, sendo assim consideradas improprias para o consumo.

Conclusões/Considerações Finais

Esses dados são de extrema preocupação, por saber-se que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina, precisando então melhorar o controle de qualidade do alimento oferecido ao consumidor.

Referências

Palavras-chave

Doenças transmitidas por alimentos, qualidade microbiológica da carne, produtos de origem animal.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Tainara Amanda Dagnese, Laísa Prado de Freitas, Milene Cristina Lopes, Márcia Dias, Cecília Nunes Moreira