I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

CRISPR-CAS9: UM AVANÇO BIOTECNOLOGICO E SEUS DESAFIOS ETICOS

Fundamentação/Introdução

Introdução: O sistema CRISPR-Cas9 (Clustered regularly short palindromic repeats-CRISPR associated nucleases) foi desenvolvido em 2012, pela pesquisadora Emmanuelle Charpentier. Ele se destaca devido à sua versatilidade e simplicidade de manuseio em laboratório, representando uma poderosa ferramenta, utilizada na remoção de um gene prejudicial ou substituindo por um gene benéfico. Porém, esse sistema é questionado no campo ético devido a sua capacidade de alterações nas características fenotípicas embrionárias.

Objetivos

Objetivos: O objetivo do presente trabalho é fornecer uma visão geral do modo em que o sistema CRISPR-Cas9 apresenta aspectos negativos no ponto de vista ético devido as possíveis alterações fenotípicas em embriões.

Delineamento e Métodos

Métodos: O trabalho se caracteriza como uma revisão de literatura não sistemática e foi elaborada por meio de análises literárias baseadas em publicações científicas nas bases de dados PubMed e Bireme, empregando os seguintes descritores: CRISPR-Cas9 x ética e edição gênica x ética, na língua portuguesa e na língua inglesa. Foram excluídos os artigos publicados há mais de cinco anos e que não estavam disponíveis na íntegra.

Resultados

Resultados: Foram identificados 330 artigos científicos nas duas bases de dados pesquisadas. Desses, 23 foram selecionados para a elaboração dos resultados. Os resultados mostraram que o método esbarra em questões éticas devido à sua ampla utilização na edição de genomas. Neste campo, frequentemente ocorrem diversas discussões acerca da utilização do sistema CRISPR, onde é levantada a disputa entre bioeticistas e pesquisadores de diversas áreas biotecnológicas em que se intensificam conforme o avanço das pesquisas, estendendo possibilidade de alteração genética na prole, buscando a maior resistência às ações externas, e também a possibilidade da produção de materiais genéticos visando padrões estéticos. Diante desses pontos de discussão e avanços nas pesquisas, a clareza de seu mecanismo de utilização torna-se extremamente necessária para progressão de seu uso futuro.

Conclusões/Considerações Finais

Considerações Finais: A partir da análise da literatura, podemos dizer que a CRISPR-Cas9 representa um avanço tecnológico relevante para o destino humanitário, visto que com esse método será possível promover a cura de diversas enfermidades humanas a partir da alteração gênica. Porém, cabe aos seus cientistas visar pela segurança e eficácia, além de não interferir nos padrões naturais.

Referências

Palavras-chave

CRISPR-Cas9; Edição gênica; Ética.

Área

Tema livre

Instituições

Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, University of Szeged - - Hungary

Autores

Gabriela Alberis Marques, Benedek Dankó, Paula Wiethölter