Dados do Trabalho
Título
PERFIL DE RESISTENCIA MICROBIANA EM UM LABORATORIO CLINICO DO MUNICIPIO DE ITAJAI - SC
Fundamentação/Introdução
Há algum tempo, a presença de micro-organismos com mecanismos de resistência eram exclusividade hospitalar. Com o passar dos anos esses micro-organismos se disseminaram em nosso cotidiano, devido ao uso irracional de antimicrobianos e às infecções originadas de postos de coleta, unidades de saúde e outros locais de cuidado à saúde.
Objetivos
Traçar o perfil de micro-organismos com resistência microbiana de acordo com o tipo da amostra ambulatorial e hospitalar, isolados de pacientes atendidos pelo Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC), localizado no município de Itajaí/SC.
Delineamento e Métodos
Foi realizada uma pesquisa retrospectiva, descritiva, analítica e transversal. A coleta de dados referentes à identificação de micro-organismos foi realizada a partir da análise de 9123 laudos de culturas microbiológicas e que incluiram urocultura, hemocultura, líquor, coprocultura, secreção em geral e líquidos ascítico e pleural. Estes laudos foram liberados pelo LEAC no período compreendido entre os anos de 2015 e 2016, em atendimento à prescrição médica solicitando a análise laboratorial. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados
Em ambiente hospitalar observou-se maior frequência de cultura de secreções em geral (48%) frente aos demais tipos de cultura, com predomínio de cepas de Pseudomonas aeruginosa (68%). Em amostras ambulatoriais, todas as identificações de micro-organismos foram realizadas a partir da urocultura, com predomínio de Escherichia coli (53%). Desta forma destaca-se a maior prevalência de micro-organismos produtores de beta-lactamase AmpC.
Conclusões/Considerações Finais
Sugere-se que a Pseudomonas aeruginosa encontrada em culturas de amostras de pacientes de ambiente hospitalar apresenta uma possível resistência intrínseca pela expressão de AmpC. O predomínio de Echerichia coli em uroculturas corrobora com dados da literatura acerca de amostras ambulatoriais. Conclui-se ainda que a resistência microbiana é uma situação frequente e que torna necessária a implantação de medidas que evitem a disseminação, interferindo diretamente na redução de óbitos e dos custos com o cuidado à saúde.
Palavras-chave
Antibiótico; Bactéria; Ambulatorial; Hospitalar.
Área
Tema livre
Autores
João Victor de Mattia Passos, Tatiana Bender Schmeling, Fernando Cordeiro, Edneia Casagranda Bueno, Daniela Valcarenghi