Dados do Trabalho
Título
GAME DE ANALISES CLINICA
Fundamentação/Introdução
O aprendizado sobre Análises Clínicas é por vezes problemático devido à série de nomenclaturas e morfologias dos parasitos, bactérias, vírus e hemácias além das diferentes técnicas de exames a serem estudadas, exigindo memorização dos alunos e, fundamentalmente, uma didática do professor envolvido. Visto a prevalência das infecções no Brasil, por parasitas, bactérias e virologia é vital que haja formação de Analistas Clínicos eficientes, capazes de fornecer diagnóstico correto, bem como autônomos, empregando técnicas parasitológicas e bioquímicas, adequadas a sua região de atuação.
Objetivos
Planejar e desenvolver um Game de Análises Clínicas para testar os conhecimentos adquirido ao decorrer dos anos de formação das diferentes técnicas de exame parasitológico de fezes, bioquímicos e a memorização das morfologias para diagnostico das principais doenças que encontramos no laboratório de Análises.
Descrição do Caso
Desenvolver um jogo de tabuleiro, onde foram selecionadas perguntas sobre Análises Clínicas, envolvendo os exames, diagnósticos e as principais técnicas de cada setor. Os itens foram subdivididos em 5: bioquímica, hematologia, microbiologia, imunologia e parasitologia. Os questionamentos são feitos por um narrador, que os apresenta de acordo com a cor da casa em que a peça do grupo é posicionada após o sorteio do dado pelos mesmos. O narrador porta um gabarito, onde dentro se encontra as perguntas em caso de questionamentos dos participantes.
Conclusões/Considerações Finais
O presente relato ilustra a pertinência da gamificação no aprendizado de Análises, permitindo o desenvolvimento de competências profissionais. A disseminação de abordagens mais ativas pelos professores, como a apresentada neste trabalho, é o mais simples começo, pois trabalha importantes aspectos do educando: exige pró-atividade, desenvolve discussões entre colegas, despertando maior capacidade crítica.
Palavras Chave
Análises Clínicas, Game, Conhecimento.
Área
Tema livre
Autores
Camila Almeida Lourenço, Clara Lia Brandelli