I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

GAME DE ANALISES CLINICA

Fundamentação/Introdução

O aprendizado sobre Análises Clínicas é por vezes problemático devido à série de nomenclaturas e morfologias dos parasitos, bactérias, vírus e hemácias além das diferentes técnicas de exames a serem estudadas, exigindo memorização dos alunos e, fundamentalmente, uma didática do professor envolvido. Visto a prevalência das infecções no Brasil, por parasitas, bactérias e virologia é vital que haja formação de Analistas Clínicos eficientes, capazes de fornecer diagnóstico correto, bem como autônomos, empregando técnicas parasitológicas e bioquímicas, adequadas a sua região de atuação.

Objetivos

Planejar e desenvolver um Game de Análises Clínicas para testar os conhecimentos adquirido ao decorrer dos anos de formação das diferentes técnicas de exame parasitológico de fezes, bioquímicos e a memorização das morfologias para diagnostico das principais doenças que encontramos no laboratório de Análises.

Descrição do Caso

Desenvolver um jogo de tabuleiro, onde foram selecionadas perguntas sobre Análises Clínicas, envolvendo os exames, diagnósticos e as principais técnicas de cada setor. Os itens foram subdivididos em 5: bioquímica, hematologia, microbiologia, imunologia e parasitologia. Os questionamentos são feitos por um narrador, que os apresenta de acordo com a cor da casa em que a peça do grupo é posicionada após o sorteio do dado pelos mesmos. O narrador porta um gabarito, onde dentro se encontra as perguntas em caso de questionamentos dos participantes.

Conclusões/Considerações Finais

O presente relato ilustra a pertinência da gamificação no aprendizado de Análises, permitindo o desenvolvimento de competências profissionais. A disseminação de abordagens mais ativas pelos professores, como a apresentada neste trabalho, é o mais simples começo, pois trabalha importantes aspectos do educando: exige pró-atividade, desenvolve discussões entre colegas, despertando maior capacidade crítica.

Palavras Chave

Análises Clínicas, Game, Conhecimento.

Área

Tema livre

Autores

Camila Almeida Lourenço, Clara Lia Brandelli