I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ENTEROBACTERIAS PRODUTORAS DE BETA LACTAMASE DE ESPECTRO AMPLIADO (ESBL) ISOLADAS DE HEMOCULTURAS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS E PERFIL DE SUSCETIBILIDADE AOS CARBAPENEMICOS

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Pacientes com câncer são mais suscetíveis às infecções, pois além do tratamento comprometer sua imunidade, são submetidos a diversos tipos de procedimentos invasivos. As bactérias do grupo Enterobactérias estão comumente envolvidas em infecções nesse grupo de pacientes, e tem como característica um diversificado perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos, podendo adquirir mecanismos de resistência que contribuem para falhas terapêuticas. Enzimas como beta-lactamases de espectro ampliado (ESBL) e carbapenemases são exemplos de mecanismos de resistência presentes nesse grupo.

Objetivos

OBJETIVOS: Determinar a incidência de Enterobactérias produtoras de ESBL e avaliar o perfil de susceptibilidade aos carbapenêmicos de isolados de hemoculturas, de pacientes oncológicos em Curitiba-PR.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS: O trabalho foi realizado durante o período de um ano, a partir de setembro de 2015, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Foram analisados todos os isolados recuperados de hemocultura positiva no hospital envolvido. A identificação das Enterobactérias foi realizada por provas bioquímicas fenotípicas manuais, conforme manual da American Society for Microbiology (ASM), e a pesquisa de ESBL pelo método de disco-aproximação, mediante a atividade sinérgica de discos de Cefotaxima, Ceftazidima, Aztreonam e Cefepime, em uma distância de 25 mm do inibidor de beta-lactamases, Amoxicilina/Ácido Clavulânico. A suscetibilidade aos carbapenêmicos (Ertapenem, Meropenem e Iminepem) foi avaliada utilizando o método de Kirby-Bauer, e a interpretação dos resultados foi realizada de acordo com Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (BRCAST).

Resultados

RESULTADOS: Durante o período de estudo foram analisadas 3102 hemoculturas dessas, 271 (9%) foram positivas, das quais 66 (24,5%) foram isolados Enterobactérias. Do total de Enterobactérias, 17 (26,0%) eram produtoras de ESBL. Para a avaliação do perfil de suscetibilidade aos carbapenêmicos, 58 isolados foram testadas e destes, 17 (29,0%) foram resistentes, a pelo menos, um antimicrobiano.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÕES: A emergência de bactérias multirresistentes é considerada um problema de saúde pública e, embora a detecção de ESBL tenha sido relativamente baixa, foi encontrada resistência aos carbapenêmicos, reforçando a importância do conhecimento epidemiológico no serviço de saúde, a fim de direcionar as terapias empíricas e aprimorar os custos hospitalares.

Referências

Palavras-chave

Área

Tema livre

Instituições

Liga Paranaense de Combate ao Câncer (Hospital Erasto Gaertner) - Paraná - Brasil, UNIBRASIL - Paraná - Brasil

Autores

Bruna Gonçalves, Kauana Machioski, JANNAINA FERREIRA MELO VASCO, Daiane Cardozo , Andrea Krelling , LUIZA SOUZA RODRIGUES