I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO VAZAMENTO DA BARRAGEM DE REJEITOS EM BARCARENA/PA

Fundamentação/Introdução

Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, ou seja, é uma mudança no meio ambiente causada pela atividade do ser humano (BRASIL,1986).

Objetivos

Este trabalho tem por objetivo discutir os impactos ambientais causados pelo vazamento da barragem de rejeitos em Barcarena/PA desde 2003

Delineamento e Métodos

O método utilizado baseou-se em publicações científicas, artigos jornalísticos, sites governamentais e boletins de orgãos públicos.

Resultados

Em 4 de abril de 2003, ocorreu o primeiro dano ambiental. Em 15 de maio do mesmo ano, houve um segundo vazamento, com denúncias de ter ocorrido à descaracterização do rio Murucupi e do igarapé Pramajozinho (OLIVEIRA DA SILVA, 2009). No dia 28 de abril de 2009, um novo acidente ambiental ocorreu e os órgãos responsáveis realizaram vistorias e coletas de amostras de resíduos sólidos e líquidos. Os órgãos competentes confirmaram a contaminação, como morte de peixes, elevação da turbidez e cloreto de sódio por meio da liberação de efluentes industriais no rio Murucupi (OLIVEIRA DA SILVA, 2009). Em 17 de fevereiro de 2018, ocorreu outro vazamento de rejeitos químicos. Desse modo, a população observou a mudança da coloração da água dos rios(LAUDO..., 2018).O relatório técnico do Instituto Evandro Chagas apontou a contaminação das bacias hidrográficas por elementos tóxicos, como o alumínio, ferro, arsênio, cobre, mercúrio e chumbo. E no último laudo, não apenas três comunidades foram afetadas pelo desastre ambiental, mas sim, 13 comunidades.

Conclusões/Considerações Finais

Os rios e solo foram contaminados pelo lançamento de rejeitos químicos; dessa forma, ocasionam impactos ambientais e riscos à saúde humana. Visto que, as comunidades vizinhas as barragens, sobrevivem de pesca e plantações, sua economia é inviabilizada. Logo, as águas impróprias para o uso prejudicam a pesca, a agricultura e o consumo de água pela população (LAUDO..., 2018; BARBOSA, 2018). Além disso, as substâncias químicas tóxicas presentes na água e solo podem provocar o surgimento de manifestações clínicas devido a contaminação, tais como: diarreias, vômito e coceiras pelo corpo. Dessa forma, podem surgir doenças de pele, doenças intestinais e até câncer na população exposta aos rejeitos químicos (BARBOSA, 2018).

Referências

BRASIL. Resolução CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986. Estabelecer as definições, as responsabilidades, os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental. Publicado no D. O. U de 17 fev. 1986.
BARBOSA, C. Hydro Alunorte: Ação da mineradora causa desastre ambiental em Barcarena (PA). Xapuri, 23 maio 2018. Disponível em:: <https://www.xapuri.info/meio-ambiente/crimes-ambientais/mineradora-desastre-ambiental-barcarena/>. Acesso em: 05 dez. 2018.
OLIVEIRA DA SILVA, Flávia Adriane. Por uma gestão das águas na bacia hidrográfica do rio Murucupi-Barcarena-PA. Disponível em: <www.ppgeo.propesp.ufpa.br>. Acesso em: 20 out. 2018.
LAUDO aponta contaminação da Alunorte no PA. IEC, 27 fev 2018. Disponível em:<http://www.iec.gov.br/portal/wpcontent/uploads/2018/02/23fevereiro2018_valor_economico_online.pdf>. Acesso em: 05 dez 2018.

Palavras-chave

Impacto ambiental, Meio ambiente, Contaminação hídrica, Mineração

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

LUCAS JORGE SILVA FERNANDES, ANDRIA VANESSA LIMA LINHARES, JULIANE LIMA CRUZ, JESSICA CALIXTO SILVA TEIXEIRA, KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO, ISABEL ROSA CABRAL