Dados do Trabalho
Título
PRESENÇA DE SALMONELLA SPP EM CARNE MOIDA NO MUNICIPIO DE JATAI - GO
Fundamentação/Introdução
Fundamentação/Introdução: Salmonelose é uma doença causada por Salmonella spp, uma bactéria Gram negativa, que tem grande importância na saúde pública por causar doenças graves, levando a sintomas clínicos como vômitos, diarreia e náuseas intensas. A contaminação de alimentos de origem animal por esta bactéria tem crescido e tem sido motivo de preocupação. Tem maiores indícios de infecção pela carne moída, por ser uma carne de preparo rápido e custo baixo. Sendo a Salmonella spp uma bactéria resistente a certas temperaturas e o seu preparo incorreto pode acarretar na ocorrência de contaminação e infecções gastrointestinais.
Objetivos
Objetivos: O objetivo principal deste trabalho é identificar por métodos microbiológicos convencionais, a presença de Salmonella em carne bovina moída de diferentes pontos do município de Jataí.
Delineamento e Métodos
Delineamento e Métodos: Este é um trabalho quantitativo do tipo experimental. Foram coletadas 20 amostras de carne bovina moída de diferentes estabelecimentos comerciais do município, simulando uma compra normal e foram transportadas ao laboratório em caixa isotérmica com processamento no prazo máximo de 3 horas. O processamento microbiológico foi de acordo com as normas da ISO 6579:2002. O equivalente a 25 gramas do produto foi adicionado em um Erlenmeyer contendo 225 mL de água peptonada e incubadas por 24 horas à 37ºC. Após, foi retirado uma alíquota de 100 µL colocando-se em placas com meio semi-sólido Rappaport-Vassiliadis (MSRV) por 24 hs à 41,5º C. Ocorrendo crescimento foi feito o repique de 3 a 5 colônias sugestivas para placas de ágar XLD e de ágar MacConkey, sendo levadas a estufa a 36 ± 1°C, durante 24 h. Após, as colônias suspeitas foram confirmadas utilizando como testes bioquímicos: o Ágar Sulfeto Indol e Motilidade (SIM); Ágar Tríplice Açúcar Ferro (TSI); Ágar Lisina Ferro (LIA); e por fim o caldo ureia.
Resultados
Resultados: Das 20 amostras analisadas, em três houve confirmação da presença de Salmonella, revelando uma prevalência de 15% das amostras analisadas sendo consideradas impróprias para o consumo.
Conclusões/Considerações Finais
Considerações Finais: A presença deste gênero de bactérias torna a carne imprópria para o consumo, indicando problemas durante o processamento e comercialização deste alimento na região. Sendo o Brasil um dos maiores exportadores de carne bovina, precisa-se de medidas de controle para minimizar contaminação de alimentos por Salmonella spp.
Palavras-chave
Palavras chave: Salmonelose, Doenças transmitidas por alimentos (DTA), Saúde Pública.
Área
Tema livre
Autores
Aristélia lazara silva , Milene cristina lopes , Ângela vitalina Barbosa, Marcia Dias, Cecília Nunes Moreira