I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fundamentação/Introdução

A obesidade é um problema crescente na população, tendo em destaque a população infantil, sendo responsável por diversos problemas de saúde, como o diabetes. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões estarão obesos, sendo que o número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo pode chegar a 75 milhões. Além disso, estudos indicam que, mundialmente, a taxa de obesidade em crianças e adolescentes aumentou de 5 milhões de meninas e 6 milhões de meninos, em 1975, para quase 50 milhões de meninas e 74 milhões de meninos, em 2016.

Objetivos

Conscientizar as crianças de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul sobre a importância de uma alimentação saudável a partir de atividades lúdicas.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e observacional/experimental, na qual os estudantes que participaram do projeto intitulado ”Ações interdisciplinares para o cuidado, prevenção e promoção à saúde da criança” elaboraram as ações e aplicaram as mesmas com a turma. As crianças são do segundo ano do ensino fundamental e as ações foram divididas em três diferentes atividades. A primeira ação foi de pintura e colagem da pirâmide alimentar, na qual foi explicado o que era e no que consistia a mesma. A segunda consistiu em um jogo de dominó envolvendo o assunto, e , por último, foi oferecido às crianças frutas, pressuposto que, algumas, as crianças nunca as tinham consumido, como kiwi, goiaba, ameixa e morangos.

Resultados

Ao final da atividade foi possível perceber o entendimento das crianças em relação à alimentação saudável e a importância da mesma para a sua saúde. Além disso, houve um interesse muito grande pelas frutas que foram oferecidas, resultado este que surpreendeu o grupo.

Conclusões/Considerações Finais

Através desta ação foi verificado a importância de desenvolver ações de promoção à saúde nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo em vista, que nessa idade as crianças possuem curiosidade pelo novo e, devido a isso, conseguem captar o conteúdo e incluir o que foi dito nos seus hábitos de vida. Além disso, percebe-se que os assuntos devem ser ensinados através de trabalhos feitos com o auxílio de brincadeiras, pois, isto possibilita que a criança aprenda com entretenimento, resultando em uma maior captação do conteúdo que foi ensinado.

Referências

Palavras-chave

Obesidade infantil; Diabetes infantil; Pirâmide Alimentar;

Área

Tema livre

Instituições

Universidade do Vale do Taquari - Univates - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Ana Micaela Camini, Larissa de Oliveira Gaspar, Luisa Capra, Gabriela Kniphoff da Silva Lawish, Andréa Horst