I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

A REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) PODE BANIR OUTRAS TECNICAS DE DIAGNOSTICO?

Fundamentação/Introdução

A PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) é uma técnica muito sensível, que possibilita que um fragmento especifico da molécula de DNA seja amplificado, gerando sequenciais em quantidade suficiente para análises posteriores em bancos genéticos, possibilitando pesquisas e diagnósticos. Essa técnica trouxe grandes avanços em diversas áreas do conhecimento, porém essa técnica pode possuir limitações em relação ao seu uso em algumas áreas da ciência.

Objetivos

Discutir as limitações e aplicações, bem como as vantagens e desvantagens da PCR na área da saúde. Afim de avaliar sua superioridade em relação a outras técnicas e se existe a possibilidade de excluir outros meios de diagnóstico.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, onde as pesquisas foram realizadas através de buscas por artigos relacionados ao diagnóstico de doenças e identificação de microrganismos por PCR. As buscas foram realizadas bases de pesquisa como PUBMED, Scielo, Periódicos capes e Google Acadêmico. Foram selecionados 25 artigos relacionados a utilização da PCR, dos quais 13 atendiam aos critérios de seleção da pesquisa. Sendo estes a utilização da PCR como metodologia para diagnostico molecular e associação ou não com outras técnicas em especial nas áreas de microbiologia, parasitologia, doenças infecciosas e tecnologia de alimentos, bem como artigos atuais, de língua portuguesa e estrangeira. A análise progrediu em torno dos objetivos, métodos, resultados e conclusões obtidos por cada estudo original.

Resultados

A partir dos dados extraído e expressos em tabelas, foi possível relacionar principalmente a técnica de diagnóstico pela PCR nas áreas de microbiologia e doenças infecciosas, comparando e pesquisando as similaridades. Além das limitações na parasitologia devido a identificação de vermes e algumas outras espécies de parasitas ainda não temos alguns dados suficientes nos bancos genético para todas as espécies, sendo a identificação morfológica ainda a única ferramenta para identificar algumas espécies de parasitas. Com isso viabilizando a utilização exclusiva em microbiologia, parasitologia e doenças infecciosas.

Conclusões/Considerações Finais

Portanto, nessa meta-análise os resultados e conclusões sobre o uso da PCR, após serem avaliados criticamente, revelaram sua importância em algumas áreas e a necessidade de maior exploração em outras, o que justificaria a superioridade parcial em termos de diagnóstico em relação a outros métodos.

Referências

Palavras-chave

Biologia molecular, genética, limitações, vantagens, desvantagens.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Tainara Amanda Dagnese, Priscila Gomes Oliveira, Dirceu Guilherme de Souza Ramos, Cecília Nunes Moreira