I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

LEUCEMIA DE CÉLULAS PILOSAS: RELATO DE CASO DE UM PACIENTE MASCULINO IDOSO NO RIO GRANDE DO SUL (BRASIL)

Fundamentação/Introdução

A leucemia de células pilosas (LCP ou, em inglês, Hairy Cell Leukemia) é uma neoplasia rara decorrente da proliferação anormal dos linfócitos B na medula óssea (MO), levando ao acúmulo no baço e sangue periférico (SP) - representando 2% das leucemias linfóides em adultos. É classificada como um subtipo de leucemia linfóide crônica de progressão lenta e com prevalência maior em homens do que em mulheres (5:1), acometendo a faixa etária média dos 55 anos.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de um paciente idoso com LCP apresentado na cidade de Novo Hamburgo (RS/Brasil).

Descrição do Caso

Paciente do sexo masculino, 79 anos, apresentou anemia (eritrócitos = 4,01 milhões/mm3 e hemoglobina = 11,10 g/dl) e anisocitose em amostra de SP. Ademais, no hemograma, foram apontados: hematócrito = 36,5%; Red cell Distribution Width (RDW) = 16,7%; Volume Corpuscular Médio (VCM) = 91,00 fL; Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) = 27,70 pg; Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) = 30,40 g/dl; e plaquetas = 137.000 p/mm3. O paciente também apresentou leucocitose (total de leucócitos = 71.760/μL) com diferencial mostrando: 92% de linfócitos - sendo 80% linfócitos semelhantes a hairy cells; 5% de segmentados; 1% de eosinófilos; e 2% de monócitos. As dosagens séricas realizadas para uréia (44 mg/dl), creatinina (1,03 mg/dl), transaminase oxalacética (26 U/l), transaminase pirúvica (30 U/l), bilirrubina direta (0,10 mg/dl), bilirrubina total (0,40 mg/dl) e lactado desidrogenase (LDH = 429 U/l) apresentaram valores dentro da faixa de normalidade.

Conclusões/Considerações Finais

Além da apresentação de esplenomegalia, uma das características apresentadas pelos pacientes com LCP é a presença das células pilosas na biópsia de MO e em baixo número na amostra de SP. Neste trabalho, relatamos o caso de um paciente idoso com linfocitose a partir da infiltração em grande número de células pilosas no SP, sem histórico anterior, com rápida manifestação do quadro clínico. O diagnóstico foi direcionado pela extensão da doença até ao SP, consequente do acúmulo de grandeza atípica das células pilosas – o que sugeriu a avaliação imediata por médico hematologista para direcionamento de exames adicionais e ao tratamento adequado. Como a LCP é rara, de desenvolvimento lento e de diagnóstico difícil, a descrição de casos nacionais e com apresentações diferenciadas da doença é de importância significativa para a comunidade científica.

Palavras Chave

leucemia de células pilosas; tricoleucemia; hairy cells leukemia.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Thainá Garbino dos Santos, Fairus Duarte Narsalla