I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

PESQUISA DE BACTERIAS ENTERICAS COMO INDICADORES DE CONTAMINAÇAO FECAL EM AGUAS SUPERFICIAIS E AGUAS UTILIZADAS PARA CONSUMO EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA CIDADE DE ACARA, PARA.

Fundamentação/Introdução

A qualidade da água para consumo humano é de suma importância para garantir a qualidade da saúde humana. Cerca de 80% das doenças nos países em desenvolvimento são causadas pela contaminação da água. No município do Acará, Pará,apenas 6.2% dos domicílios possuem esgotamento sanitário adequado o que pode contribuir para a contaminação fecal da água utilizada para o consumo humano e levar à manifestação de doenças de veiculação hídrica.

Objetivos

Avaliar a qualidade da água destinada ao consumo por comunidades ribeirinhas na cidade do Acará

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo de base ambiental, analítico-descritivo. , A coleta das amostras de água foi realizada em quatro pontos diferentes: Furo São Benedito (P1), bebedouro de uma escola (P2), torneira de uma residência (P3) e poço de uma residência (P4).Todas as amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia da UFPA para análise. Utilizou-se o método de fermentação em tubos múltiplos que determina o Número Mais Provável (NMP) de bactérias coliformes totais e termotolerantes por 100 mL, Os tubos positivos foram, posteriormente, semeados em placas de Ágar McConkeye incubados a 35±2ºC por 24 horas e as colônias foram isoladas para a identificação fenotípica por provas bioquímicas. A água foi considerada potável quando estava de acordo com o padrão disposto no Anexo I e demais disposições da Portaria Nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde e a análise microbiológica da água foi realizada através do manual da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde)

Resultados

Os pontos P1, P3 e P4 apresentaram 7 NMP, 500 NMP e 500 NMP, respectivamente, e isolados sugestivos de Klebsiella pneumoniae, Salmonella sp, Citrobacter diversus, Serratia liquefaciense Enterobacter aerogenes. Quanto aos termotolerantes, o ponto P3 apresentou crescimento e isolados sugestivos de Escherichia coli, indicativo de contaminação fecal. Sendo assim, os pontos P1, P3 e P4 não estão em conformidade com o padrão microbiológico para potabilidade de acordo com a Portaria 2914/2011.Apenas o ponto P2 apresentou conformidade com o padrão da referida portaria.

Conclusões/Considerações Finais

O elevado índice de amostras consideradas como impróprias para consumo revela um fator de risco à saúde dos consumidores e demanda execução de medidas de saneamento básico e educação sanitária popular a fim de preservar o bem estar da população.

Referências

AYRES, M.; AYRES JR, M.; AYRES, D.L.; SANTOS, A.A. BioEstat: aplicações
estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. Belém; Sociedade Civil
Mamirauá: MCTCNPq, 2007.
BOSCH, A.; GUIX, S.; SANO, D.; PINTÓ, R.M. New tools for the study and direct
surveillance of viral pathogens in water. Current Opinion in Biotechnology. 19:295-
301, 2008.
BRASIL, IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em <cidades.ibge.gov.br>.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Portaria MS 2.914 de
21 de Dezembro de 2011.
DOMINGUES, V.D; TAVARES, G.D.; STUKER, F.; MICHELOT, T.M.; REETZ, L.G.; BERTONCHELI, C.M.; HORNER, R. Contagem de bactérias heterotróficas na água para consumo humano: Comparação entre duas metodologias. Saúde, Santa Maria, vol 33, n 1: p 15-19, 2007
MARTINS, S.A. Pesquisa de vírus entéricos e indicadores Bacterianos de poluição
fecal na água e no sedimento em área de manguezal da Baía de Vitória-ES.
(dissertação de mestrado) universidade federal do espírito santo centro tecnológico.
Programa de pós-graduação em engenharia ambiental. Espírito santo, pag.112, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Departamento de Engenharia
Sanitária e Ambiental. Monitoramento e diagnóstico de qualidade de água superficial /
Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental–
Florianópolis: 2014.127 p.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO).Guidelines for drinking water
quality.Volume 1.Recommendations.3rd ed. World Health Organization.Genebra, 2004.
Disponível em:
<http//www.who.int/water_sanitation_health/dwq/guidelines/en/index.html>.

Palavras-chave

Água, Saneamento, Microbiologia

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Renan de Jesus da Silva Albuquerque, Felipe Alexandre Vinagre da Silva, Marly de Dátima de Melo, Lucimar Madeira Di Paula dos Santos Sales, Jacqueline Monteiro Cortinhas