I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ISOLAMENTO E SELEÇAO DE FUNGOS ENDOFITICOS DA BANANANEIRA PARA O CONTROLE BIOLOGICO DE FITOPATOGENOS: UMA ALTERNATIVA A UTILIZAÇAO DE AGROTOXICOS

Fundamentação/Introdução

O uso intensivo de agrotóxicos afeta diretamente a saúde humana, através do consumo de alimentos contaminados e principalmente pela exposição direta a esses produtos, como é o caso dos agricultores que cultivam banana. Devido à elevada incidência de doenças fúngicas foliares na bananeira, é aplicada uma alta carga de fungicidas, os quais são agrotóxicos prejudiciais à saúde, estão relacionados a casos de intoxicação e ao aparecimento de várias doenças. Uma alternativa, é o controle biológico que emprega microrganismos vivos antagonistas à um determinado fitopatógeno, porém esta técnica ainda é pouco utilizada no cultivo de banana e carece de mais pesquisas.

Objetivos

Isolar e caracterizar microrganismos endofíticos a partir de folhas de bananeira, e testá-los quanto a sua eficácia no controle de doenças foliares.

Delineamento e Métodos

Foram coletadas folhas de bananeira em sete propriedades agrícolas no município de Luiz Alves/SC (SisGen registro AB8919F). As folhas foram desinfectadas superficialmente, cortadas em pedaços (1 cm2) e inoculadas em meio BDA (batata dextrose ágar) a 28ºC. Os microrganismos endofíticos foram isoladamente transferidos para uma nova placa contendo o mesmo meio. Os isolados foram caracterizados de acordo com características macro e micromorfológicas. Realizou-se testes de patogenicidade em pedaços de folha de banana, a fim de selecionar um isolado patogênico para os testes de antagonismo. Após essa seleção, foram realizados testes de antagonismo in vitro em cultura pareada em meio BDA com os microrganismos isolados e o fitopatógeno.

Resultados

Até o momento foram isolados 54 fungos, dos quais 13 fungos filamentosos foram caracterizados. O isolado I24 causou lesões nas folhas de banana e foi selecionado para ser usado como patógeno nos testes de antagonismo. Os isolados I01 e I09 demonstraram potencial antagonista contra o patógeno I24, inibindo o crescimento micelial quando comparado com o controle. Os dois isolados antagonistas foram caracterizados como pertencentes ao gênero Trichoderma.

Conclusões/Considerações Finais

Há uma grande diversidade de fungos endofíticos na folha de bananeira, os quais podem apresentar potencial para serem utilizados no controle de fitopatógenos. O gênero Trichoderma já é bastante utilizado para o controle biológico de doenças e pragas de plantas, e agora esses isolados serão utilizados para o desenvolvimento de alternativas biológicas não prejudiciais à saúde humana e ao ambiente no cultivo de banana.

Referências

Palavras-chave

fungicida; microrganismos; banana; Trichoderma.

Área

Tema livre

Instituições

Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Joinville - Santa Catarina - Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luiz Alves - Santa Catarina - Brasil

Autores

Kelly Justin Silva, Rafael Dutra Armas, William Laus Bertemes, Julia Widmann Brito