I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO COMPOSTO BIOLOGICO DERIVADO DE EREMANTHUS ERYTHROPAPPUS (OAC) EM ESCHERICHIA COLI (E. COLI)

Fundamentação/Introdução

Na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, o composto orgânico OAC, um óleo essencial de Eremanthus erythropappus, emerge como potencial agente antimicrobiano, baseando-se em seu perfil farmacológico. Neste contexto, Escherichia coli, que é da família das Enterobacteriaceae, está associada à infeção urinaria e a infecções hospitalares. Por isso, torna-se um alvo para testes de novas drogas.

Objetivos

Avaliar a ação antimicrobiana do composto OAC sobre E. coli em 24 e 48 horas.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um trabalho experimental que foi realizado em placa de 96 poços. No poço inicial, foram adicionados 25µL do composto OAC e 75µL de caldo nutriente. A partir disto, foram realizadas diluições seriadas (1:2) do composto OAC. Ao final, em todos os poços, foram adicionados 50µL de suspensão bacteriana em salina padronizada pela escala de MacFarland (0,5). Desta forma, a concentração inicial do composto OAC permaneceu em 500µg/mL e, ao final 3,9µg/mL. O experimento foi realizado em triplicata, com 3 experimentais distintos. A placa foi incubada em estufa a 36°C por 24 e 48 horas. O crescimento bacteriano foi avaliado por espectrofotometria (630nm) em mesmo intervalo de tempo, a avaliação da ação bactericida foi realizada ao se transferir 0,1µL dos poços com 500, 250 e 125µg/mL de concentração de OAC para um meio nutriente e, incubados por 24 horas. A distribuição dos dados foi analisada por ANOVA de uma via, seguida de pós-teste de Bonferroni.

Resultados

Em 24 horas, o crescimento da E. coli se mostrou reduzido frente ao OAC nas concentrações de 500, 250 e 125µg/mL, quando comparado ao grupo controle (isento do composto OAC). No entanto, esta redução não se torna equivalente ao grupo isento de crescimento bacteriano (apenas meio nutriente). Isso sugere uma ação bacteriostática nestas concentrações, por não ser capaz de eliminar totalmente o crescimento da E. coli. Similarmente, observa-se o mesmo perfil na avaliação do composto OAC no tempo de 48 horas, porém apenas na concentração de 500µg/mL. Quanto o teste da ação bactericida, o composto não apresentou ação sobre a cepa.

Conclusões/Considerações Finais

Os efeitos do composto OAC se mostraram concentração e tempo dependentes, com sugestivo efeito bacteriostático e sem ação bactericida. Demais estudos são necessários, na tentativa de elucidar o perfil toxicológico do composto.

Referências

Palavras-chave

Agente antimicrobiano, Escherichia coli, Concentração.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Lucas Evangelista Marques, Guilherme Sastre de Souza, Maria Clara Alves Ferreira, Claudinei Alves da Silva, Alexandre Braoios