I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADE EDUCATIVA REALIZADA EM PROJETO DE EXTENSAO SOBRE CIRROSE HEPATICA PARA CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fundamentação/Introdução

O fígado exerce uma importante função no processamento de nutrientes, drogas, toxinas, hormônios, além de ter ação na síntese de substâncias que mantêm a homeostase corporal e contribui para o sistema imunológico. A cirrose hepática reflete em dano celular, fibrose e formação de nódulos, além de ser uma das principais resultantes das desordens hepáticas crônicas e do estágio final de quase todas doenças progressivas. Os fatores de risco estabelecidos pela doença é o álcool, o vírus da hepatite C e o uso excessivo de medicação. Na infância, cirrose hepática não é muito conhecida, pois, para o senso comum, essa doença ocorre apenas em casos de alcoolismo.

Objetivos

Demonstrar para crianças de sete anos do ensino fundamental a cirrose hepática a partir de atividades lúdicas.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma pesquisa qualitativa e observacional/experimental. O assunto foi indicado pela professora, de acordo com a curiosidade da turma inteira. A ação do projeto intitulado “Ações interdisciplinares para o cuidado, prevenção e promoção à saúde da criança” baseou-se em uma breve explicação sobre os principais órgãos do corpo humano demonstrados através de uma ilustração feita com material EVA. Para um melhor esclarecimento, seguiu-se pelo caminho que o alimento faz a partir do momento em que é ingerido. O fígado foi o último órgão a ser apresentado, sendo que, foram confeccionados desenhos de dois fígados, um com rosto feliz e outro triste para representar um fígado saudável e outro doente, respectivamente. Além da sua função, as manifestações clínicas que a criança apresenta quando o fígado está doente também foram evidenciadas. Para auxiliar no entendimento, três bonecos foram desenhados em papel cartolina, onde as crianças inseriram os órgãos na sua correta localização, além de relembrar as suas principais funções.

Resultados

Observou-se o entendimento das crianças em relação ao corpo humano, mas principalmente, ao fígado. As crianças puderam refletir no que a cirrose pode ocasionar e que com sua melhora, outras atividades poderão ser feitas com ele, tendo em vista que o tempo de recuperação da doença.

Conclusões/Considerações Finais

Os trabalhos educativos feitos com auxílio de brincadeiras fazem com que as crianças aprendam com entretenimento, resultando em um maior esclarecimento do conteúdo abordado, muitas vezes com sua própria imaginação. O interesse das crianças também criou um entendimento mais consolidado sobre o assunto.

Referências

Palavras-chave

Cirrose hepática. Crianças. Trabalho educativo. Corpo Humano.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade do Vale do Taquari - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Luisa Capra, Ana Micaela Camini, Larissa de Oliveira Gaspar, Gabriela Kniphoff da Silva Lawisch, Vanderlei Biolchi